Que é o papa?

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 02/07/2023
Horário 04:30

Na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo – padroeiros de Roma e chamados de “colunas da igreja” –, celebra-se também o Dia do Papa – pastor universal da Igreja – e se faz a coleta anual para a caridade do papa (Óbolo de São Pedro). Ensina o Catecismo da Igreja Católica que o papa, bispo de Roma e sucessor de São Pedro, “é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos bispos, quer da multidão dos fiéis... Com efeito, o pontífice romano, em virtude de seu múnus de vigário de Cristo e de pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. E ele pode exercer sempre livremente este seu poder.” (§882). O romano pontífice e os bispos "são os doutores autênticos dotados da autoridade de Cristo, que pregam ao povo a eles confiado a fé que deve ser crida e praticada". O magistério ordinário e universal do papa e dos bispos em comunhão com ele ensina aos fiéis a verdade em que se deve crer; a caridade que se deve praticar, a felicidade que se deve esperar. (§2034)
A palavra papa tem pelo menos dois significados. O primeiro é a união de duas palavras latinas: pa-ter e pa-stor que se traduz como pai e pastor. Chamamos o papa de pai no sentido que o termo foi dado a São José, “pai adotivo” de Jesus. O papa é o pai que cuida dos filhos de Deus, lhes entrega o alimento espiritual e ensina a reta doutrina revelada diretamente pelo Espírito Santo a sua pessoa através da autoridade dada por Jesus (cf. Mateus 16,19). O pai segundo o costume judaico – e também hoje na Igreja Católica – é o chefe e o pilar onde a família se sustenta para não cair nem se dividir. Além de pai, temos a palavra pastor, que faz referência à ordem de Jesus dada a Pedro logo após sua ressurreição (cf. João 21,15-17). Pedro é colocado como pastor-chefe com a missão conferida por Jesus de “apascenta as minhas ovelhas” mesmo sendo Ele, Jesus, o Bom Pastor (Jo 10,11). Jesus constitui pastores para cuidar do seu rebanho (Ef 4,11).
O outro sentido dado à palavra papa é ainda mais esclarecedor e revela a nossa fé na autoridade dada por Jesus em Mateus 16,18-19, onde cada palavra tem um significado vindo do latim: P-etri; A-postoli; P-ostestatem; A-ccipiens que significa: o que recebe o poder do apóstolo Pedro, isto é, sua autoridade e as chaves do Reino. 
Assim, rezemos pelo papa Francisco que o Senhor escolheu para ser o guia da sua Igreja. Vida longa ao santo padre!
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também