“Refletir em trovas”

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 28/01/2021
Horário 03:29

    Nunca conteste a morte,
    Ela não é uma treva
    Pois saiba que a nossa vida:
    - Deus a traz e, Deus a leva!
                           (José Costa)

Falecimento

Lucélia ainda está consternada pela morte de Antônio Gonçalves Junior, o Juninho. Ele dirigia seu carro na semana passada na rodovia que liga Piacatu e Rinópolis, quando colidiu com uma carreta bitrem. Ele era farmacêutico e também auxiliava nos negócios do pai, Antônio Joaquim Gonçalves, o Toni, um dos maiores empresários do ramo de impressão de jornais da Nova Alta Paulista.

Sem receber

Um profissional que trabalha na Santa Casa de Panorama entrou em contato com um órgão de comunicação da cidade, dizendo estar desesperado e que há meses não recebe pagamento, tanto ele, quanto vários outros. Desabafou que passaram o Natal e ano-novo sem receber, e sem sequer uma satisfação em relação à falta de pagamento. Ele afirma que uma turma está encerrando o terceiro mês sem receber e outra turma encerrando o quarto mês. Dizem que todos têm dívidas, filhos, e, principalmente, todos precisam comer.  Uma profissional assegurou que teve funcionário que foi até a Prefeitura pedir ajuda, pois não tinha leite para os filhos. Contou também que está faltando medicação e material para trabalhar na Santa Casa. Disse que todos têm receio de procurar ajuda, com medo de repressão ou até mesmo de perder o emprego. 

Situação dificil

Aquele hospital já passou por sérios problemas, mas, agora, os funcionários não têm motivações para trabalhar e, assim, deixar de melhor atender a população de Panorama e região.

ICMS

A Incoesp, com sede em Panorama, que representa as indústrias cerâmicas da região, apoiando o Sindicato da Indústria da Cerâmica para Construção do Estado de São Paulo, também está envolvida no pedido de mandado de segurança contra ações do governador paulista, João Doria (PSDB), em relação ao aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o setor. Alegam que os ceramistas estão passando por dificuldades, inclusive frente à pandemia, e temem que com isso o setor seja atingindo, pois serão reduzidas as produções em 20%, por falta de mercado pelo aumento dos preços. Da mesma forma o índice ainda maior será de desemprego no setor.

Desemprego

A crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19, que atinge diversos setores da cadeia produtiva em todo o mundo – o que também ocorre na atividade econômica local – levou os dirigentes de uma indústria de roupas masculinas de Lucélia a suspender as atividades por tempo indeterminado e dispensar seus 70 trabalhadores. Situação semelhante, que levou ao fechamento das atividades de produção em Lucélia, ocorreu neste mês em Adamantina. No dia 12 de janeiro outra fábrica de confecções dispensou cerca de 150 trabalhadores. Eles estavam de férias e retornariam naquele dia às atividades, quando receberam o comunicado de rescisão do contrato de trabalho.

Fechamento

As atitudes do governador paulista, em majorar o ICMS, também está reforçando a possibilidade de fechamento de mais indústrias de pequeno e médio portes. O interessante, segundo um desses empresário, é que “todo mundo vê e apenas o governador não vê o caos que está causando ao futuro ex-maior Estado do país”.

Candidato

As atitudes do governador, que tem sonho de ser candidato a presidente do Brasil, não demonstram esse intento. Investindo em mídia, até mesmo em outros Estados, pelo menos está começando a sua campanha de forma totalmente errada e que jamais poderá levá-lo a qualquer segundo turno. Ele, como os deputados que apoiaram seus atos, estão sofrendo críticas pelas redes em toda a região da Nova Alta Paulista, tantos dos empresários como dos funcionários públicos.
 

Publicidade

Veja também