“Refletir em trovas”

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 04/03/2021
Horário 03:35

Quem disse que neste mundo
A escravidão acabou?
O homem frente a ganância,
Em escravo se tornou.
                                                    (José Costa)

1° da América Latina

O Brasil tem o que comemorar em serviços comunitários prestados aos mais necessitados. Foi oficializado pelo Folac (Fórum Latino Americano e Caribe), que o Distrito LC 8 de Lions Internacional, que abrange 58 clubes em partes do Estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, bem como toda a região da Alta Paulista, foi o que mais reportou serviços comunitários em toda a América Latina e Caribe, ficando em primeiro lugar. Segundo a governadora do Distrito, Marli Mineto, do Lions Clube de Macatuba, essa conquista foi fruto do trabalho de todos os clubes da região e apoio das comunidades e forças de seus associados, mesmo em pandemia. Ela assim também se expressou em nome do 1°-vice-governador Hélio Ruiz, do Lions Clube de Lins, e da 2ª-vice-governadora Márcia Gonçalves, do Lions Clube de Tupã.

Pandemia?

“A pandemia não conseguiu brecar o serviço voluntariado no Brasil, razão pela qual o movimento cresce a cada dia, inclusive com o ingresso de novos associados”, nos clubes de serviços. Essa colocação foi feita por Sérgio Chiyoda, do Lions Clube de Dracena Cinquentenário, 2°-vice-presidente do conselho de governadores do DMLC, que engloba clubes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Carreata cancelada

Segundo se noticiou na região, a carreata e buzinaço convocados para ocorrer na manhã desta terça-feira,  em Adamantina, não ocorreram. O ato iria protestar contra o fechamento do comércio e demais atividades essenciais, determinado pelo Plano São Paulo. Desde segunda-feira, Adamantina e as cidades ligadas ao DRS (Departamento Regional de Saúde) estão na fase vermelha, de restrição máxima. Cerca de 15 veículos foram vistos no local da concentração, situação bastante diferente da carreata e buzinaço ocorridos no final de janeiro, que tinha a mesma pauta. Com a baixa adesão, os organizadores cancelaram a atividade.

Serviços suspensos

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por medida de precaução e segurança, determinou o fechamento até dia 11 do barracão de separação de materiais recicláveis, que funciona na conhecida Usina de Lixo local. O motivo é que alguns integrantes da Associação de Catadores de Recicláveis apresentaram sintomas que apontam para Covid-19. O local foi submetido à desinfecção, além de testagem em massa dos membros da Associação de Recicladores.

Dedetização

O município de Tupi Paulista iniciou nesta segunda-feira a dedetização e desratização dos bueiros e rede de esgoto em todos os bairros da cidade, em mais uma ação em conjunto com a Secretaria de Saúde, através da Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias) e com acompanhamento do Setor de Água e Esgoto. O método utilizado tem efeito imediato sobre aranhas, escorpiões, baratas, ratos, insetos e também combate ao mosquito da dengue. Uma empresa especializada realiza o trabalho e o produto utilizado é nocivo apenas para animais de “sangue frio”, como os insetos. A fumaça branca que sai do bueiro não oferece risco ao ser humano.  

Banheiros

O prefeito Gilberto Sanches Gomes, popular “Gica”, de Flora Rica, está enfocando um projeto de interesse da cidade e de visitantes. Segundo ele, não existem sanitários para atender aos visitantes, que vão a Flora Rica, pelo fato da cidade ter um minizoo de pedra na entrada de cidade, que atrai as atenções dos viajantes, em especial das crianças. Há mais de oito anos, um banheiro na praça central da cidade foi demolido, mas nada foi feito em seu lugar, privando a população e visitantes dessa obra. Ele está trabalhando para concretizar o projeto.

Veja também