Às armas, cidadãos!

O Espadachim, um cronista que faz coro com o sensacionalista: Bolsonaro volta tanto atrás que Collor é presidente de novo

OPINIÃO - Sandro Villar

Data 25/07/2020
Horário 06:00

O título da crônica reproduz um dos versos do antológico hino A Marselhesa, o hino da França, um dos mais bonitos do mundo e que, considerado subversivo, foi proibido por Napoleão Bonaparte e por um reizinho que não lembro o nome e nem quero lembrar. O hino conclamava o povo à época da Revolução Francesa a pegar em armas para derrubar a monarquia. 
Mas, no Brasil, os cidadãos recorrem às armas para matar compatriotas pelos mais variados motivos, sem, digamos, conotação política. Não há nenhum grupo armado revolucionário no país, o que significa vida mansa para os donos do poder.
Quem quiser e estiver apto pode, a partir de agora, ter até quatro armas de fogo em casa ou no escritório. Eu prefiro arma de água e, por falar nisso, ando armado até os dentes, o que me atrapalha muito na hora de comer.
Isso mesmo: armado até os dentes, mas alto lá! É que desde que me conheço por gente passei a andar armado de boas intenções dos pés à cabeça ou vice-versa. Boas intenções são ótimas armas que a Taurus não fabrica. Por falar nisso, os donos e os acionistas da Taurus estão rindo de orelha à orelha com o decreto do Bolsô Canavieira.
Bolsô exclui a venda de metralhadora, fuzil e outras armas potentes. Revólveres, pistolas e espingardas podem ser comprados legalmente em todo o país, que tem mais de 600 clubes de tiro ao Álvaro, diria Adoniran Barbosa. Bom lembrar: o Brasil é o campeão mundial de homicídios, com mais de 60 mil pessoas assassinadas por ano, sendo 70% por bala, como bem lembrou O Globo em editorial.
Palpites não faltaram depois que o decreto foi assinado. Uma das manifestações mais "bacaninhas" foi daquele rapaz que tem nome de antílope africano e sobrenome de chuveiro. Na opinião dele, o liquidificador pode ser tão mortal como uma arma para uma criança, se ela enfiar o dedinho dentro do liquidificador. Então tá, cara pálida. Conta aquela do papagaio fanho.
Convém lembrar que, de 2006 a 2016, quase 7 mil crianças, entre bebês e adolescentes de até 14 anos, morreram baleadas no nosso amado Brasil varonil. Elas foram vítimas, principalmente, de balas perdidas e de disparos acidentais dentro de casa. 
Com a nova ordem em vigor, certamente vão aparecer classificados e placas anunciando a venda de armas. Vende-se 38 cano longo. Vende-se pistola do 007. Vende-se espingarda. Garrucha eu não sei se tem para vender ou para pronta entrega. 
Onde impera o crime organizado, não seria surpresa a colocação de placas, principalmente nas favelas, oferecendo metralhadora e fuzil AK-47, num ato abusado e de confronto com as "otoridades". 
Pois é, parece que entramos na era do "armai-vos uns contra os outros", contrariando o que pregava Jesus Cristo. Ah, sim: se você tem uma rixa com seu vizinho - e quer resolver tudo à bala - acrescento que o decreto não prevê duelo nem de titãs, nem de anões. 

DROPS

Se o Red Bull te dá asas por que gastar dinheiro com passagem de avião?
 
Trair e coçar dão encrenca e ferida cutânea.

Além de bolacha, biscoito também é a repetição do ato sexual.

Era tão viciado em maconha que fumava até baseado em fatos reais.

A Torre de Babel não foi concluída por falta de poliglotas.
 

Publicidade

Veja também