“SamuPet”: atendimentos preventivos para cães e gatos

Município aguarda a chegada de um veículo, que será destinado ao atendimento básico de animais de ruas e, eventualmente, de famílias carentes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/03/2021
Horário 07:22
Foto: Freepik
Serviço contemplará animais de rua com atendimento básico
Serviço contemplará animais de rua com atendimento básico

Em breve, os animais de rua e eventualmente aqueles que pertencem às famílias carentes de Presidente Prudente contarão com um novo serviço, que visa à promoção do bem-estar com atendimentos preventivos. Intitulado de “SamuPet”, um veículo será adaptado para acolher cães e gatos. “A ideia surgiu com o próprio prefeito [Ed Thomas (PSB)], preocupado com a situação dos cães e gatos que sofrem maus-tratos, ou que se encontram nas ruas, por exemplo, e, muitas vezes, precisam de um serviço primário de saúde”, aponta o gerente do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Ricardo Pisca.
Entre os atendimentos de saúde primária que poderão ser ofertados estão, por exemplo, o de tratamento para sarnas e medicações para alguns problemas específicos que o animal esteja enfrentando naquele momento. Conforme o CCZ, outro exemplo que pode ser citado é o tratamento primário para um cachorro que precise de remédios para dor, por eventual atropelamento. “Conseguiremos fazer algo mais rápido para esse primeiro momento e isso servirá para dar um norte aos atendimentos mais específicos que esse animal vier a precisar”, afirma o veterinário do CCZ, Guilherme Kempe.

Bem-estar animal

O projeto ainda é inicial, ou seja, passar por adequações em relação ao que se pretende fazer, já que o veículo que ofertará esse serviço ainda não chegou ao município. No entanto, o Centro de Controle de Zoonoses garante que há demanda para esse trabalho, “e não é de hoje”, de forma que isso contribuirá para o aumento do bem-estar desses animais no município. “Não faremos cirurgias, mas conseguiremos fazer diagnósticos. Todo o serviço será gratuito”. 
Outros projetos também estão em andamento, como o “Castra Móvel”, que foi um projeto feito ainda pela gestão passada, mas que não havia sido colocado em prática. “O nosso objetivo é dar início às castrações o quanto antes, o carro está sendo equipado com todos os materiais necessários e em breve divulgaremos como será o funcionamento para a população”, acrescenta o gerente do CCZ, que conversou com Ed Thomas (PSB) recentemente sobre essas novidades.

Publicidade

Veja também