Se o esporte ganha, quem será contra?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 22/02/2023
Horário 05:00

Todo início de carreira nunca foi e jamais será fácil para ninguém, independentemente de qualquer área que queira fazer parte de algum cenário. E no esporte também não é diferente. Não bastasse a persistência de que uma crença não morrerá se entendermos que juntos somos muito mais fortes. Toda essa busca, por mais que seja incansável e turbulenta pela maioria, seja possível que a demanda não esteja à altura do que realmente precisa ser feito. Será? 
As modalidades esportivas por si só acontecem, desde que não se permita uma obstrução em deixar caminhar o que naturalmente surge. Essa questão por méritos, sem dúvidas que deverá seguir adiante, desde que sua valiosa conquista pelos resultados não padeça de maneira injusta. Se isso será um processo, por que não deixar sua plenitude expandir, já que se criou raízes, deu oportunidade, descobriu talentos e estimulou a dar continuidade?  
Se o esporte precisa crescer, evoluir e tentar manter a sua existência num patamar sólido, e que todos ganhariam com isso, qual a visibilidade com previsibilidade nesse quesito? Que caminhos poderão ser tentados por aqueles que acreditam que uma geração tenha a sua oportunidade de crescer num momento tão oportuno? E, se as instituições são primordiais nesse processo e fazem parte de um contexto, e que podem assumir determinados talentos ou não, qual a validade de segurança de tudo isso? Que mudanças poderiam acontecer, para que tudo fluísse gradativamente natural, dependendo somente de resultados dos verdadeiros protagonistas pelo espetáculo de qualquer modalidade esportiva?
Há de se fazer validar e dar sentido a todo processo de formação desportiva, para que ela seja conduzida, estimulada, creditada e formatada na melhor de sua plenitude, e que se possível todas as indicações solicitadas nesse caminho sejam condizentes com aquelas crianças, adolescentes que vêm tentando e buscando a cada dia um sonho a ser realizado. Poder fazer parte de alguma equipe que, contribua conscientemente no processo de chegar aos maiores patamares de um grande cenário, isso não tem preço.  
Quando iniciamos algum esporte que gostamos, nossa vontade de seguir adiante sempre será a favor, e em prol de que nossa saúde se perdure por um bom tempo (mesmo que tudo isso não seja garantia de nada) e que esteja sempre em primeiro lugar. Por isso, a importância das parcerias, o que tange uma força comum quando aliados a um único objetivo. As empresas, aliadas ou não às instituições, serão de extrema validade de seu poder de apoio, o que faz com que o estímulo e o incentivo esportivo se criam adeptos. Precisamos criar um vínculo fortíssimo nesse processo de construção, e sem dúvidas que a educação será o primeiro passo. 
 

Publicidade

Veja também