Seis pessoas são presas em operação que investiga tráfico na P2 de Venceslau 

Nove mandados de prisão foram cumpridos no município e em Osasco, na Grande SP; investigação apura envolvimento de mulheres visitantes de presos da P2 com tráfico de entorpecentes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/09/2022
Horário 16:39
Foto: Arquivo
Penitenciária 2 de Venceslau é uma das 25 unidades prisionais da região de Prudente
Penitenciária 2 de Venceslau é uma das 25 unidades prisionais da região de Prudente

Seis pessoas - cinco mulheres e um homem – foram presas na manhã desta quinta-feira por suposto envolvimento com tráfico de drogas na Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira, a P2 de Presidente Venceslau
Policiais civis cumpriram nove mandados de prisão expedidos pela 3ª Vara da Comarca de Presidente Venceslau durante a Operação Mitéra, em Venceslau e em Osasco, na Grande São Paulo. Três pessoas são procuradas e, até o momento, estão foragidas da Justiça. 
A operação apura o envolvimento de mulheres visitantes de reclusos da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau com o tráfico de drogas. As investigações tiveram início há cerca de um ano, após uma das mulheres ser flagrada, com aproximadamente 100g de maconha, por agentes penitenciários, quando adentrava na unidade prisional. De acordo com a Polícia Civil, a droga estava introduzida no corpo da suspeita.

Estrutura da organização

Após a ocorrência, agentes da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Presidente Venceslau realizaram as investigações e identificaram a estrutura da organização: a pessoa responsável pelo aliciamento das mulheres, o responsável pelo embalo das drogas e o responsável pelo pagamento do trabalho de introdução dos entorpecentes na P2, além das encarregadas de entrarem na unidade com os entorpecentes em seus corpos.

Uso de gestantes

O delegado responsável pelas investigações indica que as mulheres, em sua maioria, precisavam estar nos últimos meses de gestação para participar do esquema. Elas introduziam as embalagens contendo as drogas em seu corpo, com o intuito de burlarem o scanner no momento da revista, porém, foram surpreendidas, pois o aparelho identificou os ilícitos que elas portavam. 
Durante as investigações, três das mulheres alvos dos mandados na operação tiveram complicações na gravidez e perderam os bebês após o parto, acredita-se que por conta da introdução dos ilícitos em seus corpos.
Nesta quinta-feira, seis dos envolvidos foram presos nas cidades de Osasco e Presidente Venceslau, outros três estão foragidos. A Polícia Civil apurou também que o envolvimento de três homens que estão presos na P2, de Venceslau. 

Publicidade

Veja também