O público que deseja aproveitar o clima dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 para conhecer novas modalidades esportivas pode aproveitar o “Se Joga Nos Jogos!”, projeto realizado pelo Sesc São Paulo em 22 de suas unidades no Estado durante o mês de agosto.
Em Presidente Prudente, o Sesc Thermas oferece diversas atividades gratuitas, como vivências, bate-papos, intervenções e torneios voltados para uma modalidade estreante nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o breaking.
São quatro dias de ações voltadas para essa vertente da cultura hip hop, representando as danças urbanas, com objetivo de difundir a modalidade como recreação e também com o viés de atividade física.
As atividades começam nesta quinta-feira com a vivência de Breaking para Crianças, ministrada pelo professor Leonardo Ferreira, o Leozinho, às 9h e às 15h. Os pequenos podem vivenciar a dança de rua e conhecer mais sobre a modalidade nesta aula gratuita que também ocorre na sexta-feira, no Quintal do Sesc, e é aberta a todos.
Nesta quinta à noite, às 19h, o bate-papo “Breaking: Das Ruas para as Olimpíadas” reúne Roberta Estrela D'alva, ex-apresentadora do “Minas e Manos” (TV Cultura), atriz-MC, diretora, pesquisadora e slammer; a b-girl da Seleção Brasileira de Breaking, Nathana Venâncio; o coreógrafo e professor de breaking, Leonardo Ferreira (Leozinho); e o MC e jurado de batalha de breaking, Alex Oliveira (Casper).
Eles fazem uma reflexão sobre este novo cenário esportivo do breaking e o que essa categoria representa, abordando sua identidade cultural presente em muitos territórios. Nesta roda de conversa, o público também pode interagir e dialogar com os convidados, tirando dúvidas ou compartilhando experiências. A atividade ocorre na Área de Convivência do Sesc Thermas, com entrada gratuita e classificação livre.
Ao mesmo tempo em que ocorre o bate-papo, papo, o artista Tiago Dezidério (Tizy), apresenta outro elemento da cultura hip hop, que é o grafite, com a intervenção Live Painting. Enquanto o papo rola solto, ele cria uma obra em tempo real, eternizando no quadro este encontro das pessoas para falar de breaking, hip hop e cultura de rua.
Na sexta-feira, às 17h, e no sábado, às 10h, o público pode participar da vivência "Se Joga no Breaking!". Ministrada pelo professor Leozinho, a atividade é um convite para uma aula de breaking que ensina, além dos passos básicos, um pouco mais sobre a cultura da dança urbana e de como ela também pode ser uma ótima forma de se exercitar. A aula ocorre no Quintal do Sesc, é gratuita e com classificação etária de 12 anos.
Finalizando a programação do projeto “Se Joga nos Jogos!” em Presidente Prudente, no domingo, às 14h, ocorre a "Batalha de B-Boys e B-Girls", que traz o universo das batalhas de breaking para dentro do Sesc.
Os atletas mostram todo seu repertório de destrezas e habilidades nesta competição 1x1, assim como será nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando ao ritmo das batidas do DJ, b-girls e b-boys entram na pista para duelar e serem avaliados pelos jurados.
A batalha ocorre no Bosque do Sesc, aberta ao público. Já b-boys e b-girls interessados em participar podem fazer as inscrições gratuitamente a partir das 13h do dia do evento, no próprio local. A classificação etária é de 12 anos.
Divulgação
Roberta Estrela D'alva participa do bate-papo “Breaking: Das Ruas para as Olimpíadas”
Divulgação
Nathana Venâncio, b-girl da Seleção Brasileira de Breaking, também integra a programação