"Tilim"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 30/05/2023
Horário 08:00

Telenovela da TV Record de 1970-71, escrita por Dulce Santucci e dirigida por Wanda Kosmo, trazia o filão criança abandonada muito em moda na época (“A Pequena Karen”, “A Pequena Órfã”, “Guto Sozinho no Mundo”, “Ricardinho sou Criança quero Viver”, dentre outros títulos). A produção trazia o garoto Júlio César Cruz, que fez muito sucesso naquele ano na versão cinematográfica de “O Meu Pé de Laranja Lima”. Na história, ele é Tilim, um garoto órfão que é colocado num orfanato, e acostumado a roubar para comer, colocam em seu pé um sino, que o denuncia no mínimo movimento: tilim, tilim... Ao sair do orfanato aos 7 anos, vai encontrar muita maldade pelo caminho e uma fortuna o espera. No elenco: Flora Geny, Adoniram Barbosa, Kadu Moliterno, Nádia Lippi, Tereza Rachel e Sebastião Campos. 
    
“Cronoreguladores”

As alterações relacionadas com o ritmo do sono são bastante frequentes entre os pacientes idosos, e algumas mudanças, embora fisiológicas, podem ser minimizadas. Existe um ritmo natural de funcionamento do corpo humano, que é denominado ritmo circadiano que envolve várias funções dentre elas, o sono. O ciclo circadiano é parte daquilo que chamamos de relógio biológico, que é um controle automático das funções do nosso corpo de acordo com o dia ou noite. De certa forma, é como se não precisássemos nos preocupar em saber qual é a hora de dormir ou a hora de secretar determinados hormônios: o corpo simplesmente obedece a um ritmo natural. O sono é um dos grandes determinantes deste ritmo de funcionamento do corpo, porque através dele, existem informações internas, quanto à regulação hormonal, pressão arterial, ritmo metabólico e armazenamento de gordura. Dois grandes fatores que influenciam no ritmo do sono: a luz (a ausência desta, quando apagamos a luz e fechamos os olhos, contribui para os mecanismos naturais de indução do sono, por isto que pessoas cegas podem apresentar importantes modificações do ritmo de sono), e o hormônio melatonina (um hormônio sintetizado por uma glândula cerebral pineal, relacionada ao controle do ciclo vigília-sono, produzido principalmente à noite, com picos entre 2 e 4 da manhã, e que tem sua produção reduzida pela influência de luz artificial ambiental). A denominação de cronoreguladores tem sido dada a um grupo de fármacos, que melhoram este ritmo hormonal do sono, contribuindo para a indução do sono e aumento das fases de sono profundo (ou sono REM), levando a um sono não apenas duradouro, mas mais restaurador. A própria melatonina sintética tem sido utilizada como coadjuvante ou droga principal dos distúrbios de sono dos idosos, e agora, um novo princípio tem sido aventado: a ramelteona. Ela age nos receptores cerebrais da melatonina MT1/MT2 e pode ter ação até 16 vezes superior à melatonina simples. São novas formas de tratamento da insônia, com mais segurança e menos efeitos colaterais do que o uso de medicamentos ansiolíticos benzodiazepínicos e indutores de sono como o zolpidem. 

Dica da Semana

Filmes / DVD / Streaming

“Invasões Bárbaras”:
França-Canadá. 2003: Com Rémy Girard. Direção: Denys Arcand. Rémy é um homem arrependido. À beira da morte, tenta encontrar a paz em seus últimos momentos de vida. Em sua jornada final, ele conta com o apoio do filho, da ex-mulher e velhos amigos. 

Publicidade

Veja também