Troque o sofá pelo tênis, invista em você e na sua saúde!

EDITORIAL -

Data 28/06/2023
Horário 04:15

Não é de hoje que as notícias sobre corridas de rua ganham destaque nas páginas de O Imparcial. Só neste mês, três delas já foram divulgadas por aqui, sempre reunindo centenas de participantes.
A mais recente – 4ª Corrida Pedestre de Regente Feijó “Tércio Canziani” – foi realizada no domingo, onde 411 atletas se inscreveram e competiram, divididos em 13 categorias. Os melhores colocados receberam premiação.
Já em Presidente Epitácio, 37 cidades da região participaram, no dia 18, da 3ª Maratona, que contou com 250 atletas inscritos na disputa das provas de 5 km (quilômetros), 10 km, 15 km, 21 km e 42 km, e um público aproximado de 600 pessoas. Sucesso total. A organização já tem até a data da próxima edição: 14 de julho de 2024.
Alusivo ao aniversário do Batalhão, que ocorreu no dia 11 de abril, foi realizada no dia 4, também deste mês, a 1ª Corrida e Caminhada do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), em Presidente Prudente. O evento contou com a participação de 500 pessoas, ao todo, na corrida de 5 km e na caminhada de 3 km.
O objetivo principal, em todas elas, é incentivar a prática de atividades físicas, considerada por especialistas como um dos principais meios de promoção e cuidado com a saúde.
O problema é que, mesmo sendo amplamente divulgado, muitas pessoas não estão nem aí. Temos crianças cada vez mais sedentárias, trocando a boca pelo celular. As brincadeiras sadias por jogos eletrônicos e televisão. A tecnologia é vilã de uma vida ativa. Com as facilidades que ela apresenta, se exercitar é algo que fica cada vez mais em segundo plano.
Conforme pesquisa do Sesi (Serviço Social da Indústria), divulgada na edição de hoje, 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam exercícios físicos. Entre os que fazem, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais. Segundo ainda o levantamento, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não ficaram doentes nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam, 42% sofreram problemas de saúde em 2022.  
As corridas de rua, que têm atraído cada vez mais adeptos na região, trazem inúmeros benefícios para a qualidade de vida. Reduzem o peso corporal, aumentam a massa muscular, diminuem os riscos de infarto, melhoram o nível de colesterol, a função do rim, a autoestima, o condicionamento físico, reduzem o estresse e auxiliam no quadro de depressão, entre outras vantagens, para o corpo e para a mente. Deixe o sedentarismo para trás! Troque o sofá pelo tênis. Invista em você e na sua saúde!
 

Publicidade

Veja também