Um presente de sabedoria. No Natal, a palavra aos avós e idosos

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 29/11/2020
Horário 06:10

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convida os jovens a participarem desta iniciativa, recordando as palavras do papa Francisco para a 32ª Jornada Mundial da Juventude, realizada no Panamá: “Queridos jovens, vocês precisam da sabedoria e da visão dos idosos. [...] Eles lhes dirão coisas que apaixonarão a sua mente e comoverão o seu coração”. O Dicastério lançou, na sexta-feira (27/11), uma iniciativa aos jovens intitulada “Um presente de sabedoria. No Natal, a palavra aos avós e idosos”.
Aproximamo-nos do Natal, Jesus nasce nas nossas famílias; este ano, no clima particular em que vivemos, pode ser uma oportunidade para os jovens receberem um presente especial. Também devido à pandemia, muitos idosos vivem sozinhos. Você pode construir laços com cada um deles: será uma forma de descobrir um tesouro! Depois do sucesso da campanha "Cada idoso é teu avô", com a qual havíamos recolhido os abraços virtuais que muitos jovens enviaram aos seus avós e avós “por eleição”, o Dicastério convida agora os jovens de todo o mundo para dar a palavra aos idosos e assim deles receber um presente de sabedoria, #aGiftOfWisdom.
Hoje, no difícil clima de um Natal ainda envolto pela pandemia, propomos aos jovens que publiquem nas redes sociais uma lembrança, um conselho, um presente de sabedoria de um dos idosos com quem estabeleceram vínculo nos últimos meses. Infelizmente, em muitos casos, o encontro só pode ocorrer à distância, de acordo com as normas sanitárias em vigor, com videochamadas, chamadas telefônicas, mensagens. Para participar da campanha, é possível postar as palavras dos avós e dos idosos nas redes sociais por meio da hashtag #aGiftOfWisdom. As mensagens mais significativas serão divulgadas nas redes sociais do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. @laityfamilylife.

O PAPA FALA SOBRE O ADVENTO
Neste domingo, 29, a Igreja entra no tempo de Advento. Acompanhados pela Mãe de Jesus no caminho para o Natal, nestes tempos difíceis para muitos, esforcemo-nos por redescobrir a grande esperança e a alegria que nos dá a vinda do Filho de Deus no mundo [saudação em língua francesa]. À medida que nos preparamos para empreender o nosso caminho do Advento, possa a luz de Cristo iluminar os nossos caminhos e dissipar as trevas dos nossos corações [saudação em língua inglesa]. Começa o Advento, tempo litúrgico que nos ajuda a preparar-nos para o Natal. Animo-vos, portanto, a dedicar momentos à oração, meditando à luz da Palavra de Deus, para que o Espírito Santo que a habita ilumine o caminho a seguir e transforme o coração, na espera do nascimento de Nosso Senhor Jesus [saudação em língua espanhola]. (Papa Francisco. Audiência Geral, 25/11/2020)

Liturgia
1º DOMINGO DO ADVENTO [ANO B]

Leituras: Isaías 63,16b-17.19b;64,2b-7; Salmo 79/80; 1 Coríntios 1,3-9; Marcos 13,33-37: Quem ama, vigia
I.- Antífona de entrada: A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera. (Sl 24,1ss)
II.-Esperamos um mundo melhor. As pessoas costumam sonhar com um mundo bonito, formoso, sem problemas,sem preocupações e, claro, sem sofrimentos. Ainda assim sabemos que o mundo jamais será esse tal paraíso sonhado. A imperfeição é a marca do mundo e de cada ser humano. O Advento – tempo litúrgico que prepara o Natal e inaugura novo Ano Litúrgico – recorda que Deus vem ao mundo e poderá entrar em nossas vidas; tudo, então, será melhor. Deus já veio. Ele, em Jesus, está entre nós. Com Ele podemos fazer deste mundo não um paraíso, mas torná-lo muito melhor se aprendemos a suportar a dor do mal e a lutar contra com todas as nossas forças. Então o mundo será um sinal do paraíso celeste. Deixemos Cristo preencher-nos com a força e a esperança.
III.- Leituras: 1) “Ah se rompesses os céus e descesses!”. Em nome do seu povo sofrido e desencontrado, o profeta manifesta confiança em Deus: o povo tem a sorte que merece, mas não precisa desesperar quando pode confiar no Deus salvador. 2) Esperamos a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo. Paulo vê a vida do cristão como a de alguém unido a Cristo e anelando sua vinda gloriosa até o retorno final do Senhor. 3) Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem. Os cristãos deveriam estar sempre prontos para o inesperado, pois podem encontrar o Senhor a qualquer momento: nas pessoas, nos acontecimentos da vida e até na morte. Estaríamos despertos e dispostos para responder à sua vinda?
IV.- Oração: Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.
V.- Para o caminho: Com a missão de permanecer vigilantes e de nos prepararmos dia a dia para o encontro com o Senhor, retiramo-nos para as nossas casas e para um mundo que deve ser contagiado com a Esperança da qual nos encheu a participação na Santa Missa.
 

Publicidade

Veja também