1ª Corrida & Caminhada Beneficente do Carim agita Prudente no domingo

Evento visa a arrecadação de fundos para a entidade - que tem um custo alto para os atendimentos de seus pacientes - e será realizado no Parque do Povo

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 29/02/2024
Horário 08:00
Foto: Cedida
Carim está localizado à Rua Mário Simões de Souza, 36, Vila Estádio, em Prudente 
Carim está localizado à Rua Mário Simões de Souza, 36, Vila Estádio, em Prudente 

Com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição, além de chamar atenção para a doença renal, neste domingo, o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) de Presidente Prudente, em comemoração ao Dia Mundial do Rim, realiza sua 1ª Corrida & Caminhada Beneficente (5 km e 3 km, respectivamente). 

Todo o percurso será no Parque do Povo, com a largada às 8h, no recuo que fica em frente à TV Fronteira, segue até a rotatória da Avenida Coronel Marcondes com a 11 de Setembro e retorna ao local de origem. Inscrições e regulamento pelo site streetracebrasil.com.br.

“Todas as pessoas são bem-vindas para participarem desse evento. Além da corrida e caminhada, no local teremos aferição da pressão arterial, glicemia e orientações sobre a doença renal. Premiaremos por categoria os três primeiros lugares com troféus, e para as três equipes mais numerosas haverá premiação em dinheiro. Além de medalhas para todos”, expõe a fundadora/presidente da entidade, Sumaia Zakir.

Ela expõe que o Carim atende hoje em seu ambulatório aproximadamente 400 pacientes por mês, através de sua equipe multidisciplinar composta de médicos nefrologistas e endocrinologistas adultos e pediatras, urologista, enfermeira, assistente social, fisioterapeutas, psicóloga e nutricionista.

“O transporte de pacientes dentro do município fazemos, por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde”, expõe a presidente.

Importância da conscientização

Todos os anos na segunda quinta-feira de março comemora-se o Dia Mundial do Rim, que neste, conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia, anunciou será em 14 de março. O tema da campanha é "Saúde dos Rins" - todos têm direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento - Exame de creatinina para todos. 

“É preciso conscientizar os políticos, profissionais, gestores de saúde e a população em geral, sobre a importância dos cuidados com os rins e a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce”, alerta a presidente do Carim.

Na data, a associação promoverá a campanha na Drogaria São Paulo, da Rua Comendador João Peretti, 540, esquina com Avenida Manoel Goulart, das 9h às 11h, com aferição de pressão, teste de glicemia e creatinina, além, claro, das orientações em geral. “Em nossa sede, além das orientações sobre prevenção, alimentação e cuidados em geral serão intensificados”, adianta Sumaia.

Custo alto

Segundo Sumaia, o custo para manter a entidade é muito alto. Por isso a importância da participação da sociedade nos eventos beneficentes realizados, como esta primeira edição da Corrida & Caminhada.  

Para se ter uma ideia, o Carim realiza exames de ultrassonografia de abdômen total, vias urinárias, ecocardiograma, eletrocardiograma, além da balança de bioimpedância. Promove campanhas de prevenção à doença renal com a oferta de exames de creatinina e glicemia. Mantém uma oficina de arteterapia e de culinária para as crianças e adultos. E neste ano está implementando a fisioterapia com pilates para o grupo de terceira idade. 

“Manter tudo isso é um custo muito elevado e os recursos públicos oriundos das verbas impositivas dos nobres vereadores de Presidente Prudente cobrem apenas 1/3 dos nossos gastos. E a edição da corrida e caminhada visa ajudar a entidade arrecadar fundos. Por isso reforçamos que é importante a participação de todos nesse evento. Estamos abertos a patrocinadores e inscrições”    . 

CATEGORIAS DA CORRIDA
A - 16 a 24 anos
B - 25 a 29 anos
C - 30 a 34
D - 35 a 39
E - 40 a 44
F - 45 a 49
G - 50 a 54
H - 55;a 59
I - 60 a 64
J - 65 anos acima

*Caminhada geral

SERVIÇO
1ª Corrida & Caminhada Beneficente

Horário: Largada às 8h
Local: em frente à TV Fronteira
Inscrições e regulamento: streetracebrasil.com.br
Informações: (18) 3917-3684 (Carim)

Reprodução


Mapas do Parque do Povo onde será o percurso que os participantes da Corrida & Caminhada farão
 

Publicidade

Veja também