1ª Festa da Mandioca: sucesso em Santo Expedito!

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 20/09/2022
Horário 04:22
Foto: Cedida
Festa da Mandioca foi realizada em Santo Expedito no fim de semana
Festa da Mandioca foi realizada em Santo Expedito no fim de semana

A cidade de Santo Expedito recebeu, no sábado e domingo, um grande número de pessoas que foram prestigiar a “1ª Festa da Mandioca”. O evento, realizado no subsolo do santuário, superou as expectativas dos próprios organizadores, quando se depararam com uma multidão durante os dois dias, quando foram registradas presenças em torno de 15 mil pessoas. Na grande parte, fiéis e devotos de Santo Expedito, que aproveitaram o momento para orações, agradecimentos de graças alcançadas e, ao mesmo tempo, sentirem-se envolvidos por um clima de fé.

CAMINHADA
Cerca de 15 romeiros do Grupo “Com Fé eu Vou” saíram no dia 17, às 21h30, do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Álvares Machado, com destino a Santo Expedito. Não se importaram com a baixa temperatura da madrugada e a chegada foi às 5h, na Igreja Matriz Santo Expedito, onde foram recebidos com um café da manhã. Descansaram a fim de participar da Missa dos Romeiros.

SUCESSO
Padre Umberto, satisfeito com a grande presença dos romeiros que fizeram o sucesso do evento, deverá se reunir com toda a equipe, como também com quem participou como voluntário, a fim de se fazer uma avaliação de todo o trabalho. Segundo consta, vão procurar focar nas falhas, para se evitar que se repitam no próximo ano e procurar manter os pontos positivos, como também buscar mais implementações para conservar, ou até mesmo melhorar.

ORNAMENTAÇÃO
Uma entrada principal do local da festa teve uma ornamentação, que foi elogiada por muitos, pela criatividade e também por ser um enfeite adequado e original. O trabalho foi elaborado pela coordenadora de Turismo de Santo Expedito, Lilian Florentino de Oliveira, e Liandra da Silva Pereira, secretária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

EVENTOS
Quando do anúncio de que seria realizada a 1ª Festa da Mandioca, com trabalho da equipe de construção do santuário e participação de todos os voluntários que abraçam todas as promoções, com fins de arrecadar fundos, a comissão responsável já definiu que quatro eventos serão realizados durante o ano. A Festa de Santo Expedito em abril, Festa da Mandioca, Festa do Milho e a Festa dos Motociclistas.

A MORTE
Muitos comentam o fato de Santo Expedito ter morrido devido a ordens do imperador Deocleciano. Ele, até em seus momentos finais, não negava sua fé e buscava defender os cristãos. Outros mártires da religião católica como Maurício, Marcelo e Sebastião morreram ao lado histórico de Expedito, derramando sangue e tendo as cabeças decepadas.

DOIS MILAGRES
O casal João Lucas e Maria Alice, de Presidente Prudente, quis também deixar registrado um milagre que, segundo ele, chegou em dose dupla. Lendo um registro da edição passada desta coluna, João contou que, em virtude da pandemia, também perdeu o emprego e a família passou a viver apenas com os ganhos da esposa, que prestava serviços como cuidadora de idoso. Ele, por falta de uma maior escolaridade, tinha dificuldade em conseguir emprego, porém, nunca deixou de procurar, a fim de deixar as atividades informais. Em julho, a pessoa de quem a esposa cuidava, faleceu e, assim, ela também ficou desempregada.

OS MILAGRES
Não caíram em desespero, mas se uniram através de orações e sempre rogando a Deus para que voltassem a trabalhar. No início de agosto, o casal veio a Santo Expedito para visitar um familiar e aproveitou para visitar o santuário, que só conhecia através de informações, mas confessando que a maior parte originava-se de notas desta coluna. No Santuário de Santo Expedito, ao lado da praça, fizeram então um pedido para que os dois voltassem a trabalhar. E como se realmente fossem ouvidos, alega João que, no final de agosto, foi contratado por uma firma de construção, o que lhe trouxe muita alegria.

OS MILAGRES II
Não via a hora de retornar para sua casa, a fim de contar a novidade para a esposa, mas não a encontrou em casa. Aguardou até o final da tarde, quando Maria Alice retorna de uma residência na mesma rua, pois foi atender um casal de idoso, a fim de que ela fosse uma doméstica para eles, com registro em carteira e tudo de acordo com a lei. Ambos não conseguiram conter as lágrimas de alegria, pois ela trabalharia bem próxima a sua casa, porém, João dependeria dos locais onde a empresa estaria executando algumas construções, mas todas geralmente dentro de Presidente Prudente.

FÉ EM TROVAS
A fé a Santo Expedito
É sempre muito bendita
Ele atende todas as preces
A quem nele acredita.
              (José Costa)

Publicidade

Veja também