1ª Mostra de Cinema Independente tem início nesta sexta em PP

Evento ocorre até domingo, entre a antiga estação de trem e o Galpão da Lua, com o objetivo de incentivar a produção audiovisual na região

VARIEDADES - Da Redação

Data 30/08/2018
Horário 17:00
Divulgação - “Olhos vendados”, de João Francisco, será apresentado ao público amanhã, a partir das 20h
Divulgação - “Olhos vendados”, de João Francisco, será apresentado ao público amanhã, a partir das 20h

Tem início amanhã e segue até domingo, sempre às 20h, a Curta na Linha – 1ª Mostra de Cinema Independente de Presidente Prudente. O evento, que ocorre na Rua Júlio Tiezzi, 130, no centro – entre a antiga estação de trem e a FPTAI (Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas), conhecida como Galpão Cultural Lua Barbosa (Galpão da Lua) -, tem caráter cultural, não competitivo, e visa incentivar a produção audiovisual na região, bem como divulgar o cinema nacional independente, além de contribuir com o calendário cultural da cidade, se estabelecendo como uma opção de entretenimento, informação e cultura.

A primeira edição da mostra apresentará ao público obras em formato curta-metragem. Serão seis horas de conteúdo, que serão distribuídos ao longo dos três dias, entre as 20h e 22h.

Nesta sexta-feira, serão apresentados: “O corvo” – Lopine Chiaretto; “Sonhei com Hitchcock” – Talita Galindo; “Passageiro oculto” – Aline Santos; e “Olhos vendados” – João Francisco. No sábado, a programação continua com “Uma winchester para três tumbas” – Arlindo Filho; “Colherzinhas” – André Aoki; “O lado oculto do bem” – Alex Figueiras; e “Letra morta” – Cristiano Soares. Por fim, no domingo, no público confere: “Blecaute” – Cristiano Soares; “De passagem” – Aline Santos; “Enzima do mal” – Ciro Moreira; e “Carta de adeus” – Alex Figueiras.

Ainda no domingo, haverá um bate-papo com os produtores locais e regionais a respeito do cenário áudio visual e os desafios do cinema independente.

Curta na Linha

A chegada da Estrada de Ferro da Alta Sorocabana em Presidente Prudente foi um marco em sua história. A cidade já existia, mas a partir da inauguração da Estação Ferroviária em 1919, é que ela passou a se desenvolver, podendo escoar a sua produção e entrar para o cenário nacional como grande produtora de algodão e café.

Para o cinema, a locomotiva também é um marco. No dia 28 de dezembro de 1895, dentro da primeira sala de cinema – que ainda existe –, chamada Eden, foi exibido o primeiro filme de todos os tempos, “Arrivée d’un train em gare à La Ciotat” (“Chegada de um trem à estação da Ciotat”). Em pouco menos de 60 segundos, a primeira plateia acompanhou a chegada de um trem à estação e viu alguns passageiros desembarcarem.

“Portanto, para nós, que já existimos, já produzimos e almejamos o desenvolvimento e o ingresso da nossa arte no mapa cultura do cinema nacional e internacional, se faz oportuno, a apropriação desse espaço: a linha de trem”, explica a FPTAI.

Curta na Linha é o marco do cinema independente de Prudente e tem o objetivo de tornar-se uma mostra contínua de filmes nacionais, regionais e locais. A estratégia é utilizar o projeto como instrumento de difusão, reflexão, estímulo e formação de público para um cinema popular, autoral e crítico e fomentar o debate sobre cinema e audiovisual, com a participação de cineastas e produtores.

Com Assessoria de Imprensa

 

Publicidade

Veja também