10 mil pessoas são esperadas em manifesto domingo

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 09/03/2016
Horário 10:00
 

O movimento "Vem Pra Rua" estima reunir cerca de 10 mil pessoas na manifestação contra a corrupção neste domingo, em Presidente Prudente. Em mais uma ação, a organização espera que o encontro reúna número igual ou superior ao primeiro manifesto, realizado em março do ano passado. A ação faz parte da manifestação nacional, e, em Prudente, contará com caravanas de Regente Feijó e Presidente Venceslau, além da fusão de vários outros movimentos anticorrupção da região. O manifesto ocorrerá às 10h, no Parque do Povo, em frente ao Colégio Poliedro. Ontem, os organizadores se reuniram com a Polícia Militar e a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) para definir detalhes da segurança e trânsito da via que cercam o parque.

Jornal O Imparcial Panfletagem e "buzinaço" convoca população para manifesto de domingo, no Parque do Povo

O líder do movimento em Prudente, Chezlacki Junior, explica que a manifestação visa demonstrar a insatisfação popular e reivindicar que a presidente Dilma Rousseff (PT) renuncie ao cargo. "Representamos o povo nas ruas pelo atual desgoverno que o Brasil passa. Precisamos das pessoas para mudar esta realidade. Precisamos informar o que vem acontecendo e como devemos nos posicionar para encontrar um caminho de mudança e endireitar o Brasil", declara.

Chezlacki diz ainda que a ação deve ganhar mais força nesta edição, devido à Operação Lava Jato, que já está em sua 23ª fase. "Graças ao juiz Sérgio Moro, a Lava Jato, parecida com a Operação Mãos Limpas, da Itália, está muito bem conduzida e tem tirado a ideia de que tudo acaba em pizza. A operação fez parceria com os Estados Unidos, garantindo o sucesso das investigações sem a interferência do governo federal", frisa.

 

Pré-manifestação


Ontem, os organizadores realizaram uma blitz com "buzinaço" e panfletagem, no Parque do Povo, no cruzamento com a Avenida da Saudade, para chamar a população para o movimento. Todas as pessoas abordadas pela reportagem no semáforo da via apoiam o manifesto e afirmaram que estarão presentes. O sushiman Ariel Fernandes, 34 anos, que passava pelo local, garante que comparecerá. "Já é hora de as coisas mudarem efetivamente. Precisamos nos unir. Eu não deixarei de ir", relata.

O vigilante Márcio Pívaro, 32 anos, é outro. "Não pude vir nos outros encontros, porque tive plantão no trabalho. Mas neste estarei livre e vou aproveitar para me juntar a todos", declara.

Hoje de manhã, por volta das 11h30, o movimento "Vem Pra Rua Prudente" realiza uma carreata no quadrilátero central de Prudente, com concentração no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, percorrendo as avenidas Brasil, Washington Luiz, Manoel Goulart, centro, e, por fim, a Coronel José Soares Marcondes. Na quinta-feira, a partir das 18h, haverá nova blitz e panfletagem na rotatória do Prudenshopping, entre o Habbib´s e o campus da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).

 

Segurança


O 18ª BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) afirma que reforçará a segurança durante a manifestação pública. A PM estará no local com efetivo a pé, com apoio de outras modalidades de policiamento, como Radiopatrulhamento, Força Tática, Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), Cavalaria, Canil e do Helicóptero Águia.

"Conforme exposto pelos organizadores, a manifestação terá caráter pacífico, familiar, e apartidário, ou seja, sem vínculo com partidos políticos. Os manifestantes não devem utilizar bandeiras e camisetas de partidos. Isso pode gerar conflito e tumulto. Também é aconselhável que não cubram o rosto, pois dificulta o reconhecimento em ações de vandalismo e gera sensação de impunidade", informa a PM.

Segundo a Seção de Comunicação Social do 18º BPM/I, em caso de tumulto é recomendado que as pessoas sentem-se no chão para que vândalos e desordeiros sejam visualizados para intervenção. "Cuidado com crianças em locais de grande aglomeração. Evite deixar joias e eletrônicos a mostra, pois a grande quantidade de pessoas facilita a ação de criminosos. Em caso de ser vítima de algum crime ou presenciá-lo, informe a um policial militar no local ou ligue 190", orienta.
Publicidade

Veja também