110 integram Startup Weekend

Realizado pela primeira vez em Presidente Prudente, evento, que é atração mundial e segue neste domingo, busca fomentar o empreendedorismo local, atrelado à inovação e tecnologia

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 30/04/2017
Horário 11:12
 

Fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo local, com inovação e tecnologia. Esse é o objetivo do Startup Weekend Presidente Prudente. Realizado de forma inédita no município, o evento, que é uma atração mundial, reuniu, ontem, 110 participantes no Centro de Educação Profissional "Antônio Zacharias", no Jardim Vila Real. No segundo dia de atividades, quem se aventurou a participar teve que pôr a criatividade e agilidade em jogo. Distribuídos em dez grupos, os integrantes tiveram de montar uma empresa fictícia, que oferecesse algum tipo de serviço ou produto inovador.

Jornal O Imparcial Grupos devem "criar" empresa e ofertar produto ou serviço

O desenvolvedor de web, Renan Pupin, 23 anos, aproveitou a oportunidade para exercitar as ideias. De acordo com ele, que já frequentou outros eventos semelhantes, a oficina ajuda no incentivo à tecnologia, que está em ascensão. Em seu time, ele e os demais membros estão promovendo trabalhos que facilitem o acesso de comida orgânica, do campo direto à mesa, de forma mais agilizada.

Quem também pôs a mão na massa, ou melhor dizendo, a cabeça pra funcionar, foi a designer Isabelly Gonçalves, 18 anos. Em seu conjunto participante, ela ajudou a desenvolver a ideia de cria um aplicativo de relacionamentos para cães. No entanto, ela garante que, independente da ideia, a importância é poder trabalhar e aplicar a agilidade e proatividade. "São três dias conhecendo pessoas novas, mente novas, que traduzem em boas experiências. É um curto espaço de tempo, no qual você precisa dar o seu melhor e contribuir com seu conhecimento. É realmente uma maneira de pôr tudo o que você tem na cabeça em prática", relata.

Prática essa que é iniciada por meio de um "pitch". De acordo com um dos organizadores do evento, Paulo Sérgio Diniz, o termo representa uma explanação de ideias. "Em um minuto, todos os integrantes que possuem um projeto têm esse pequeno tempo para apresentá-lo. Daí em diante, os grupos avaliam e dão sequência nas melhores propostas. É uma sequência bem dinâmica e que ajuda as pessoas que, às vezes, tem algo em mente, mas não conseguem ir pra frente, porque precisam de ajuda. Em muitos casos, as empresas criadas se tornam realidade. E trazer isso para Prudente, que tem um grande potencial para a área, é muito bacana", explica.

E por falar em colocar no papel e seguir em frente, Isabelly ainda comenta que usa o evento para aperfeiçoar o conhecimento, de forma que possa aplicá-lo em projetos pessoais. "Minha proposta principal era desenvolver uma nova ferramenta para o YouTube. Seria uma espécie de extensão, onde quem está navegando possa editar, sugerir, fazer anotações e entre outros, sem alterar o original, de modo que ele tenha mais recursos para ele próprio, não só a possibilidade de pular partes do vídeo".

Para concluir os projetos, os grupos se reúnem hoje, das 8h à 22h, no terceiro dia do evento, para finalizar os trabalhos propostos.

 
Publicidade

Veja também