12 jovens são avaliadas para compor Wilson/Tênis

“Tem meninas que tem qualidade, mas atuam na mesma posição e isso dificulta", comenta.

Esportes - Jefferson Martins

Data 13/02/2015
Horário 08:03
 

Em busca de realizar o sonho de se tornar jogadora profissional de vôlei, 12 meninas participaram, na tarde de ontem, da seletiva para compor o elenco que vai disputar o Campeonato Paulista Sub-21, em 2015, pelo Vôlei/Alimentos Wilson/Tênis Clube/Semepp. A peneira, realizada no PUM (Parque de Uso Múltiplo), foi ministrada pelo técnico da equipe Marcelo Antônio Lorençoni, além de outros quatro auxiliares que o ajudaram nas escolhas.

"Eu e mais quatro professores estamos observando e depois, cada um vai dizer o que achou, para a gente selecionar", conta o treinador que ficou animado com as primeiras impressões. "Acredito que vou conseguir selecionar duas meninas tranquilamente", fala Lorençoni que lamenta, porém, o fato de ter muitas atletas para a mesma posição. "Tem meninas que tem qualidade, mas atuam na mesma posição e isso dificulta", comenta.

Nutrindo esse sonho, algumas meninas vieram de longe, assim como Maria Luiza Freitas, 17, que é natural de Belo Horizonte (MG), mas mora em Betim (MG). "Eu entrei em contato com o Marcelo, porque lá em BH não ia ter time, aí eu falei meu ano e posição, daí quando surgiu essa oportunidade do teste eu vim", revela a jovem que iniciou no esporte graças a um parente muito querido. "Meu tio. Ele jogou profissional, aí eu apaixonei pelo esporte e não quero largar mais", afirma.

 

Serve de espelho


Há seis anos jogando, Maria Luiza tem um objetivo bem claro, se passar na peneira. "Quero jogar bem e principalmente ser campeã e o que eu puder fazer para que isso aconteça, pode ter certeza que eu não vou medir esforços", completa ela que atua como líbero, mas o seu grande espelho está em um atleta que atua no masculino. "Gosto da Fabí , mas como eu assisto mais jogos do masculino, gosto mais do Escadinha ", revela ainda que sonha um dia jogar no Rexona/Ades do Rio.

Assim como Natália Caroline dos Santos, 16, de Lençóis Paulistas, que se define como fã do time carioca e tem como ídolo uma xará da equipe, no nome e na posição. "Acho a Natália do Rio uma grande jogadora e me espelho muito nela", diz a ponteira que também atua de central. "Faço as duas posições", comenta que chegou a Presidente Prudente, graças ao comunicado no site da FPV (Federação Paulista de Vôlei).

Segundo Natália, caso passe não vai faltar empenho e dedicação por parte dela. "Primeiro é necessário ser um conjunto, em segundo tem que se esforçar ao máximo, se doar dentro da quadra e focar só lá dentro", conta que em time anterior ocorriam muitas brigas, pelo fato da idade das garotas. "Tinha muita , mas chegou um momento em que a gente parou e viu que se fosse assim, ninguém ia para frente", completa e garante que seu objetivo é chegar na seleção brasileira. "Vou fazer o máximo para um dia chegar ao profissional e com isso jogar na seleção", conta o desejo.

 

Largar tudo


Anseio que também é da paulistana Ana Paula Borges Gonçalves, 18. "Com 20 anos, no máximo 22, eu quero estar na seleção", diz a líbero que se inspira na líbero Fabí. "Todo mundo se espelha nela. Ela é a melhor jogadora do mundo", garante Ana Paula que já jogou no Grêmio Barueri, Guarulhos, Corinthians e anteriormente estava no São Paulo, mas conta que deixou o Tricolor, pois a categoria em que atuava foi extinta devido ao número reduzido de atletas. "As meninas começaram a fazer faculdade, trabalhar e deixaram o esporte", relata.

A jogadora reforça que estar disposta a largar tudo para ser jogadora profissional. "Se eu passar, vou largar tudo e vir para Prudente, para jogar e dar o meu melhor no campeonato e, se eu fizer isso, a equipe também vai fazer e vamos ter sucesso", ressalta a jogadora que também quer atuar no clube carioca. "O Rio é o melhor time do Brasil e o Bernardinho é o melhor técnico do mundo, por isso todo mundo quer jogar lá", explica.

De acordo com o planejamento de Lorençoni, o objetivo é finalizar o quanto antes essa etapa de avaliação, para montar o elenco até o dia 18 deste mês, data da apresentação oficial. A federação ainda não divulgou a tabela para o campeonato.
Publicidade

Veja também