12 municípios afirmam que não terão carnaval

Contenção de despesas, falta de tradição, investimento em outras festividades ou melhorias em setores estão entre as que mencionaram algum motivo

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 28/01/2024
Horário 05:10
Foto: Redes sociais
Prefeito Nadinho, de Bernardes, preferiu investir em 40 ares-condicionados para escolas municipais 
Prefeito Nadinho, de Bernardes, preferiu investir em 40 ares-condicionados para escolas municipais 

Várias cidades da região não farão nenhum tipo de festa de carnaval neste ano. Álvares Machado, Emilianópolis, Estrela do Norte, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Pracinha, Presidente Bernardes, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio são algumas das que a reportagem de O Imparcial obteve essa informação. Contenção de despesas, falta de tradição, investimento em outras festividades estão entre as que mencionaram algum motivo.

O prefeito Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo, popular Nadinho, de Bernardes, preferiu ao invés de gastar com carnaval investir em melhoria nas escolas da rede municipal com aquisição de 40 ares-condicionados de 30 mil BTU para colocar em todas as salas que ainda não têm.

“Na verdade desde que assumiu o governo ele nunca fez o carnaval, e o dinheiro que a gente ia investir no carnaval, do ano passado, nós colocamos alguns ares-condicionados em todas as entidades beneficentes e agora investiremos nas salas de aula para beneficiar as crianças”, destaca o vice-prefeito, Cleberson Duarte de Souza, 44 anos.

A chefe do Departamento de Educação de Nantes, Aumeri Rodrigues da Silva, 54 anos, expõe por exemplo que não existe essa tradição de realizar festejos acerca de carnaval no município. “Nossa comunidade é bem focada na religiosidade e não tem o carnaval como ‘festa’ ou ‘comemoração’”, ressalta.

“NOSSA COMUNIDADE É BEM FOCADA NA RELIGIOSIDADE E NÃO TEM O CARNAVAL COMO ‘FESTA’ OU ‘COMEMORAÇÃO’”
Aumeri Rodrigues da Silva

O vice-prefeito e diretor de Esportes e Lazer de Emilianópolis, Marcos Roberto Message de Oliveira, 51 anos, explica que não existe um motivo específico para a não realização do festejo. “Há alguns anos costumava-se fazer o carnaval em nosso município, depois parou e não voltou mais”, expõe ele.

Taciba está decidindo ainda se realizará a folia carnavalesca ou não. Entretanto, conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, é mais para não do que para sim. E Rosana não definiu nada ainda.

Aniversário da cidade

“Nunca fizemos. Não faz parte da nossa cultura o carnaval. E como o aniversário da cidade é no próximo mês, preferimos comemorar essa data”, comenta a escriturária da Prefeitura de Pracinha, Laene Dantas, 32 anos.

Estrela do Norte também focará no aniversário da cidade e não realizará atividades de carnaval neste ano. De acordo com a diretora da Divisão de Educação e Cultura, Eliana Carla Toso Betim, dando início à programação em comemoração aos 59 anos do município celebrado no dia 21 de março, será realizado no dia 17 de fevereiro, o baile para escolha da Rainha do Rodeio Show, evento que ocorrerá em 29 do mesmo mês.  

Da mesma forma, a cidade de Teodoro que aniversaria em março, deixará para promover festividades aos munícipes no citado mês. “Os setores devem enfeitar seus espaços, mas no município em si não terá carnaval porque deixaremos para investir mais no aniversário da cidade mesmo”, expõe a coordenadora de Cultura de Teodoro, Débora Aparecida Luz.

Redes Sociais

Chefe do Departamento de Educação de Nantes, Aumeri diz que carnaval não é tradição no município
 

Publicidade

Veja também