120 anos de Anísio Teixeira

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 08/09/2020
Horário 04:15

Não podemos deixar de honrar a memória daqueles que tanto fizeram pela Educação do Brasil. Anísio Teixeira, um dos maiores educadores do país, completa 120 anos do seu nascimento. Ele assumiu a Educação num período em que o sistema estava em tempos de constituição no final da década de 1920. Foi considerado um dos principais idealizadores das mudanças educacionais do Brasil ocorrida e está entre os maiores protagonistas histórico do cenário educacional. 
Anísio Teixeira conseguiu que os representantes políticos remodelassem o ensino do país e no início do século 20 já sabia que o aluno é responsável pela construção da sociedade e grandeza da nação. Foi também defensor da universalização da escola pública gratuita de qualidade. Foi protagonista do reconhecimento do trabalho dos professores e conquistou da sociedade e autoridades o reconhecimento dos mesmos. 
Sua influência fora tão decisiva que, na época, os professores passaram a ter remuneração similar a dos juízes de Direito, e reconhecimento do seu trabalho pela sociedade. Em 1952, assumiu com muita competência a direção do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que atualmente leva seu nome. 
Esse é Anísio Teixeira, leitor, que deu um salto de 100 anos na Educação brasileira. Quiçá apareçam “políticos Anísio Teixeira” para salvar o pilar maior para o desenvolvimento da nossa nação. É dele a frase: “Educação nunca foi despesa, é investimento com retorno garantido”.  
Será, leitor, que um dia os políticos deixarão de papagaiar interesse pela educação, abandonando-a um dia após ser eleito? Disse Darcy Ribeiro: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto”. As conquistas de direitos legais neste país, leitor, só são paridas a fórceps. Nossos impostos estão entre os maiores do mundo e nossas escolas entre as piores do mundo, precisamos então exigir, caso contrário nada acontece.  
Ouso oferecer sugestões: 1. Pais passarem seus filhos para escola pública, com participação e vigilância, a melhora será consequência. 2. Exigir do Legislativo a elaboração de lei que obrigue filhos e netos de políticos frequentarem escolas públicas. O que não serve para os filhos deles não é decente oferecer aos filhos da nação brasileira, não é mesmo?
 

Publicidade

Veja também