136 escolas participarão de Olimpíada de Astronomia

De acordo com a organização da OBA, os participantes concorrerão, ainda, a vagas nas Jornadas Espaciais que ocorrem em São José dos Campos (SP) e Natal (RN).

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 14/05/2015
Horário 11:11
 

Amanhã, 136 escolas da região de Presidente Prudente participarão da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), a ser realizada pelos estudantes dos ensinos fundamental e médio. Dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros para alunos do ensino fundamental, bem como o quarto para os discentes do ensino médio, a prova será composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. Na 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, composta por 54 cidades, 33 municípios se inscreveram para participar da 18ª edição.

Com o intuito de debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas a tais disciplinas, além de pulverizar o valor da ciência em âmbito regional, os melhores classificados representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2016. A maioria das questões será relacionada ao raciocínio lógico e medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida.

De acordo com a organização da OBA, os participantes concorrerão, ainda, a vagas nas Jornadas Espaciais que ocorrem em São José dos Campos (SP) e Natal (RN). Nestas ocasiões, os alunos recebem material didático, como também assistem a palestras de especialistas. No ano passado, a olimpíada contou com a participação de 772.257 estudantes, além de distribuir cerca de 40 mil medalhas – representando aumento de 26% quanto à edição de 2013. No total, foram 10.412 de ouro; 14.451 de prata; e 17.693 de bronze. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada, anualmente, pela SAB (Sociedade Brasileira de Foguetes) e AEB (Agência Espacial Brasileira).

Todas as escolas inscritas participam de forma voluntária, não sendo aberto somente para escolas públicas, mas também privadas, urbanas ou rurais – sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Posteriormente, os discentes receberão certificado de participação impresso com o seu nome, constando ainda no documento em caso de ganho de medalha. Além dos alunos, professores e unidade escolar recebem certificado de participação. Segundo a organização, as provas serão corrigidas pelos discentes aplicadores das avaliações, seguindo gabarito da própria OBA.
Publicidade

Veja também