14.461 pessoas solicitam seguro-desemprego em PP

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 27/11/2015
Horário 08:22
 

Entre janeiro e outubro deste ano, 14.461 pessoas deram entrada no seguro-desemprego em Presidente Prudente. O número é 1,24% superior aos 14.061 requerimentos feitos no mesmo período de 2014. Do total de solicitações feitas neste ano, 10.508 foram realizadas no Poupatempo e 3.775 na GRTE (Gerência Regional do Trabalho e Emprego), ambas as unidades em Prudente. Já em todo ano passado, 14.631 desempregados requereram o benefício do governo federal, sendo 4.123 na gerência regional e outros 10.508 no Poupatempo.

Na GRTE, os meses de maior procura do seguro-desemprego em 2015 foram março, abril e junho, com 598, 537 e 600 solicitações respectivamente. No ano passado, os maiores índices foram 447 em março, 440 em junho e 400 em julho e agosto.

Para quem perdeu o emprego, o seguro é uma forma de manter as contas e despesas essenciais do mês, até arrumar um novo trabalho. "É fundamental neste momento", pontuam os requerentes. No entanto, fazer a solicitação tem sido "complicado", visto que, desde o dia 18 de novembro, o sistema do MTE (Ministério do Trabalho) que dá entrada no benefício apresenta constante oscilação, caindo frequentemente e permanecendo, até mesmo, por longos períodos sem sinal.

Ontem, conforme informações obtidas no Poupatempo e na gerência regional, o sistema mantinha a instabilidade e a oscilação permanecia. Segundo o agente administrativo da GRTE, Haroldo Florindo da Silva, o problema é devido ao número de requerimentos que tem sido feitos, visto ao elevado número de pessoas que perderam o emprego. Com isso, o representante ressalta que há um congestionamento do sistema, fato que o deixa lento e levando-o a cair.

Como na gerência, as pessoas dão entrada no seguro a partir de um data agendada, Haroldo explica que o caso o trabalhador compareça na unidade e o sistema não esteja funcionando, é agendado o atendimento no dia posterior.

 

Poupatempo

No Poupatempo a situação é a mesma, visto que a instituição também faz uso do sistema do MTE. O órgão esclarece que os atendimentos referentes ao seguro-desemprego estão prejudicados desde o dia 18, por conta das falhas que ocorrem no sistema mencionado. Pontua ainda que além de requerer o benefício, o programa também é usado para cadastramento de vagas em todo o país.

O Poupatempo esclarece ainda que, até o momento, o MTE não informou a previsão de retorno do sistema e que "todos os demais serviços oferecidos nos postos do Estado funcionam normalmente".

A administradora do Poupatempo de Prudente, Franciane Galvão Bueno Costa, diz que em dias "normais" a unidade realiza cerca de 50 atendimentos para o benefício. Nestas ocasiões, de queda de sistema, este número aumenta para 120 atendimentos. Além disso, a representante solicita que as pessoas mantenham a calma e paciência, visto que o tempo de espera para ser atendido aumenta.

Outra orientação feita pela administradora é para que as pessoas liguem na central do órgão, pelo 0800-772-3633, para saber do funcionamento do sistema e do número de vagas disponibilizadas para o serviço. Além disso, Franciele frisa que informações também podem ser obtidas no site do órgão (www.poupatempo.sp.gov.br).

 

Aguardando

Além do tempo perdido, as pessoas que vêm até os dois órgãos de Prudente para requerer o seguro-desemprego ainda têm prejuízos financeiros, já que muitos são de cidades da região e retornam para casa sem dar entrada no benefício. Aguardando para ser atendido, o garçom David Jhonatan Alves Folha, 22 anos, menciona que compareceu três vezes no Poupatempo, mas não conseguiu requer o benefício.  "Esta é a quarta vez que tento. Espero que agora dê certo", cita. A farmacêutica Karla Regina Zampoli, 39 anos, pontua que, após ir à unidade e o sistema funcionar, monitorou a situação de casa, pelo telefone da instituição. "Resolvi vir e tentar a solicitação", salienta.

Morador de Santo Anastácio, o eletricista Gustavo Andrade Emídio, 25 anos, foi um dos que compareceu pela primeira vez na unidade e esperava ser atendido. "Ter que voltar mais vezes causa prejuízos de tempo e de dinheiro, por causa dos gastos com transporte", explana.

Em comum, todos os requerentes afirmam que o seguro é "algo importante, pois dá suporte até conquistar outra oportunidade profissional".

 
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