154º Sarau Solidário da APE faz “Nona sinfonia de Benjamin Resende”

Homenagem ao mestre historiador que, “aos seus 90 anos, continua compartilhando emoções com todos nós, com a cidade”, exalta Carlos Freixo, presidente da APE

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 20/05/2023
Horário 08:01
Foto: Cedida
Tânia Almeida, Freixo, Benjamin, ao receber o título de Cidadão Prudentino, a filha Vanessa Resende e Altino Correia
Tânia Almeida, Freixo, Benjamin, ao receber o título de Cidadão Prudentino, a filha Vanessa Resende e Altino Correia

A APE (Associação Prudentina de Escritores) realiza neste sábado um Sarau Solidário mais que especial. O encontro, que iniciará às 18h30, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, exaltará a temática: “Nona sinfonia de Benjamin Resende”, uma homenagem a este professor e advogado que é um ícone do município, um poeta, cronista, contista e historiador. A entrada, como em cada sarau que a associação organiza, é um quilo de alimento não perecível, que será doado à Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente.
De acordo com o presidente da APE, Carlos Francisco Freixo, Benjamin Resende é referência por tudo que tem feito na literatura e apoio constante à associação. Aos seus associados que estarão todos juntos para este momento especial.
Freixo lembra que não de hoje a associação tenta agradecer, ou retribuir o muito que o professor faz, e uma das formas foi com a criação do “Troféu Benjamin Resende”, que em 13 edições já homenageou mais de duas centenas de pessoas.
“O Troféu Benjamin Resende é nosso olhar por aqueles que têm feito um trabalho significativo na cidade e região. Nem sempre são percebidos, mas são artistas que nos emocionam com sua sensibilidade, Assim como nosso Benjamin que, aos seus 90 anos, continua compartilhando emoções com todos nós, com a cidade”, ressalta Freixo. 

Cidadão prudentino

No mês passado, este jornal trouxe a homenagem que a Câmara Municipal de Presidente Prudente também fez a Benjamin, entregando-lhe o título de “Cidadão Prudentino”, em reconhecimento aos relevantes serviços que ele vem prestando à comunidade prudentina desde que veio de sua terra, Lavras, em Minas Gerais.

OBRAS DE BENJAMIN RESENDE
1.    “Raízes Prudentinas”, 1992
2.    “Raízes Prudentinas 2”, 2006
3.    “Raízes Prudentinas 3”, 2012
4.    “Raízes Prudentinas Centenárias” – 2017 
5.    “Nós de família” – contos – 2012
6.    “Nós de nós mesmos” – contos – 2014
7.    “Entrelaços” – contos – 2020
8.    “Monsenhor Domingos Chohachi Nakamura” – histórias do cotidiano de – 2015
9.    “Rosas do Abecedário” – lírica – 2019 
10.    “Manual de Redação da Unoeste” – 2004

Cedida

Benjamin Resende é um ícone que Prudente tem como morador


 

Publicidade

Veja também