17ª Motorromaria: grande sucesso em Santo Expedito!

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 11/07/2023
Horário 03:38
Foto: Cedida
17ª Motorromaria reuniu inúmeros devotos de toda a região
17ª Motorromaria reuniu inúmeros devotos de toda a região

Tudo que a comunidade expeditense aguardava realmente aconteceu. A basílica foi totalmente preparada para receber o grande número de fiéis para o encontro programado para o domingo, quando motociclistas de toda a região ansiosos esperavam pelo grande dia. O céu se abriu com todas as cores e o amanhecer já começou a receber vários devotos que chegavam com suas máquinas de diferentes potências e modelos.

Foto: Cedida

Grupos de motocicletas

JÁ NO SÁBADO
No sábado, alguns turistas já chegavam a Santo Expedito com o intento de prestigiar a festa desde o começo. Aos que estiveram desde o sábado presenciaram uma grande festa caipira, com o tradicional casamento, com detalhes para a procura do noivo que procurava fugir, para evitar o matrimônio. Foi realizada no amplo espaço do piso inferior do santuário, com a presença também do padre Umberto, reitor daquela instituição.

AGRADECIMENTO
“Bendito seja Santo Expedito por propiciar um domingo maravilhoso para recebermos um grande número de motociclistas, que já acordou logo nas primeiras horas a pequena cidade, com os roncos alegres de suas máquinas”. Mensagem encaminhada por um devoto para a coluna, na manhã de domingo. Ele, com seu equipamento fotográfico, se preparava para registrar o grande encontro.

NEM SÓ MOTOS
Muitos devotos da região chegaram a Santo Expedito de carro, como se viessem abraçar também os entusiastas devotos para o grande encontro em louvor ao santo das causas urgentes.

ORGANIZAÇÃO
A 17ª Motorromaria teve coordenação de Jadir Rafael da Silva, do Moto Clube Kalderão, de Presidente Prudente, Celso Feroruti do Moto Clube Terra Azul de Dracena, por Ademartsu pelo santuário e da Coordenadoria Municipal do Turismo de Santo Expedito.

TRAJETO
Após a missa no santuário, os motociclistas saíram em procissão até a igreja central, retornando para o santuário, onde os motociclistas tiveram suas máquinas abençoadas pelos seminaristas Carlos e Wagner. Veículos presentes também foram abençoados e, da mesma forma, os romeiros.

Foto: Cedida

Missa dos motociclistas

LOUVAR
Maria Lúcia, de Presidente Prudente, também chegou cedo para contemplar o santuário todo de luz natural, para louvar ao santo e agradecer pelas graças que tem recebido tanto ela, quanto para toda a sua família. “Quem chegou na cidade e viu a grande imagem oferecida pelo santuário, com uma iluminação quase natural, realmente acredita que o santo protetor estaria presente com todos os participantes”, acrescentou ela.

Foto: Cedida

Santuário nas primeiras horas do domingo

MILAGRE
Por sua vez, um casal de Pirapozinho também esteve presente prestigiando o encontro e na missa dos motociclistas agradeceu a um milagre recebido por intercessão de Santo Expedito. Após o nascimento do primeiro filho, teve um sangramento que perdurou por mais de dois meses. Procurou o médico e esse lhe orientou, indicando alguns procedimentos, mas, mesmo assim, pediram a Santo Expedito para que o problema fosse amenizado, já que os médicos admitiram mudar o atendimento uma vez que não havia indícios de melhoras ao quadro apresentado.

MILAGRE II
Tão logo rogaram a intercessão de Santo Expedito, o sangramento parou em dois dias, deixando até mesmo os médicos espantados. O casal veio para assistir a missa dos motociclistas e agradecer pela graça que ambos reconheceram como um verdadeiro milagre.

HOSPEDAGEM
Muitos devotos que vieram antes do início da festa conseguiram se alojar em dois pontos construídos para melhor acomodar os visitantes. No hotel, ou mesmo na pousada, localizada na rotatória da Roodvia Julio Budiski (SP-560) ao santuário. Com acomodações satisfatórias, a pousada aceita reservas pelos fones: (18) 99696-4733 e (180 99661-6015. Atende também com serviços de restaurante.

Foto: Cedida

Restaurante e pousada

QUANTOS MOTOCICLISTAS
Como os devotos de Santo Expedito chegaram em momentos diferentes, os organizadores não tinham como calcular o número exato de participantes. Eles chegavam tanto pela Alta Sorocabana quanto pela Alta Paulista, e se apresentavam em grupos dos mais variados números de participantes. No entanto, um integrante da comissão chegou à conclusão que participaram cerca de 1,5 mil motociclistas nesta grande festa.

ÁRVORES 
Com o intuito de melhor arborizar as áreas externas do santuário, foi lançado quando da grande festa um projeto de plantio de 30 mudas de árvores da espécie pau-brasil. O trabalho é do grupo de caminhada “Com Fé eu Vou”, coordenado pelo devoto Faustino e Clube de Motoqueiros Kalderão, ambos de Presidente Prudente. Participou também Ademartsu, um relações pública dos inúmeros eventos que acontecem em Santo Expedito.

MODELOS DOS MAIS DIVERSOS
Durante a 17ª Motorromaria, estiveram presentes máquinas de todos os modelos e potências, das mais baixas cilindradas até sofisticados triciclos. Elas foram estacionadas em áreas próximas ao santuário e foi uma verdadeira vitrine, que aguçava os olhares dos apaixonados por máquinas.

Fotos: Cedidas

Máquinas de todas as potências

RODA DE VIOLA
Após o costumeiro almoço dominical, logo após a missa, sob organização de Cláudio Diploma, aconteceu uma roda de viola com presenças de vários violeiros da região, que tinham como objetivo apresentações de músicas raízes. As apresentações foram aplaudidas pelo grande público presente ao domingo de festa.

A PRÓXIMA
Durante a realização do evento, sob coordenação do padre Umberto, reitor do santuário, seus responsáveis e representantes dos grupos definiram o mês de julho de 2024 para a realização da próxima Motorromaria. 

SAÚDE
Desde a chegada do primeiro motociclista, a Secretaria Municipal da Saúde já estava de prontidão para possíveis atendimentos a todos os romeiros presentes na festa.

APOIO
O evento em Santo Expedito foi considerado como excelente, numa avaliação dos organizadores, Coordenadoria Municipal do Turismo, Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e pelo prefeito Nenê Bettio.

FÉ EM TROVAS
Para Santo Expedito
Um domingo de alegria
E foi uma bela festa
Grande Motorromaria.
                                      (José Costa)

Publicidade

Veja também