17,4 mil da rede municipal voltam às aulas

“A terça-feira amanheceu chuvosa e boa parte do dia ficou nublada. Se não fosse por isso, teríamos ainda mais alunos", comenta.

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 22/07/2015
Horário 09:35
 

Após duas semanas de férias, 17.490 alunos da rede municipal de Presidente Prudente retornaram às aulas, ontem. O recesso foi iniciado no dia 6 de julho. De acordo com Vera Cavalli, coordenadora de gestão pedagógica da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), os alunos devem retornar normalmente, pois o conteúdo programático deve ser cumprido. "A frequência de alunos é normal. Tanto a frequência quanto a programação seguem normalmente", informa.

Na EM (Escola Municipal) Coronel José Soares Marcondes, no bairro Bosque, cerca de 70% dos alunos compareceram ao primeiro dia de aula, mas Luciana Ambrósio Baraldo, vice-diretora da instituição, acredita que o número já deva ser maior hoje e retornar ao normal. "A terça-feira amanheceu chuvosa e boa parte do dia ficou nublada. Se não fosse por isso, teríamos ainda mais alunos", comenta.

Jornal O Imparcial Na EM Coronel José Soares Marcondes, 70% dos alunos compareceram no 1º dia de aula

Segundo Baraldo, o período de aula já retornou para garantir os 200 dias letivos previstos no calendário escolar, conforme estipulado pelo MEC (Ministério da Educação). "Fizemos uma reunião com os pais e responsáveis pelas crianças antes das férias e eles estão avisados sobre nossa programação. Portanto, nesta semana, todos devem estar presentes", destaca a vice-diretora.

O retorno à rotina escolar é bem-vindo para alguns alunos. Ana Leniz, 8 anos, do 3º ano do ensino fundamental, estava com saudade da escola e dos amigos. "É bom rever todos novamente", relata. Maria Eduarda Guimarães, também 8 anos, de outra sala do 3º ano, sentia falta dos colegas, assim como os outros, mas destacou que sentia saudades do aprendizado cotidiano e da rotina da instituição. "É gostoso aprender. Cada dia é algo novo. Os amigos da escola também fazem falta", declara.

O município possui 58 instituições e auxilia na administração de quatro unidades filantrópicas, tanto de educação infantil como fundamental.

 

Conferência de Educação


Para preparar os professores para o segundo semestre, a Seduc realizou uma conferência de capacitação. O evento ocorreu na segunda-feira, das 8h ao meio-dia. As atividades contaram com palestra sobre educação infantil e fundamental, ministradas por professores doutores do Departamento de Educação da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade do Estadual Paulista).

"A Seduc investe na formação continuada dos profissionais da rede, objetivando o desenvolvimento profissional no ano todo. Nos inícios de ano e semestre sempre tem uma programação especial", comenta Cavalli, coordenadora de gestão pedagógica da pasta.
Publicidade

Veja também