2º dia do Fentepp vai até Eneida com um espetáculo

Distrito de Prudente recebe a Trupe Lona Preta com o “Concerto da Lona Preta”; programação ainda tem workshop, mais uma peça, dança e música

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 10/11/2018
Horário 04:24

O segundo dia do 24º Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente prudente) traz em sua programação workshop, música, dança e dois espetáculos teatrais, um deles no distrito de Eneida. Das 8h30 ao meio-dia a primeira atração do dia é workshop com Denise Weinberg com o tema “A verdade e a simplicidade no trabalho do ator”. O objetivo do workshop que tem duração de quatro horas é apresentar uma nova visão na arte da atuação no teatro e cinema. Como manter o frescor de uma frase depois de várias repetições, como estudar um texto de teatro ou um roteiro de cinema, como se manter sempre presente e inteiro na hora de atuar. O público alvo é de estudantes de teatro e atores profissionais acima de 25 anos.

À tarde, às 16h é a vez da Cia. Mudança encantar o público com seu espetáculo de dança “Acender velas ilumina o silêncio das coisas esquecidas no porão”. Um convite ao expectador a viajar pela sua própria linha do tempo, rememorando através das cenas, experiências revividas pelo interprete. Desafiar a percepção sensorial da atualização entre o passado e o presente através da mesma célula. O DNA da expressividade humana está marcado por todas suas heranças culturais e sociais, e muitas vezes esse DNA é calado, silenciado. É, o movimento do corpo fala sem nenhuma palavra!

Às 18h, a praça central do distrito de Eneida recebe a Trupe Lona Preta com o “Concerto da Lona Preta”, um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.

Direto do Rio de Janeiro (RJ), o segundo espetáculo da noite, “Consertam-se imóveis”, será apresentado no Teatro Paulo Roberto Lisboa, às 20h. A peça conta a história de uma família cuja trama é firmemente entrelaçada, figurando no centro um nó fundamental: a mãe, idosa e enferma. Todos os membros, filhos e irmãos se articulam em desdobrados esforços para que a mãe não descubra que seu filho caçula, Ignácio, morrera num acidente de carro. Para tal encenação, que dura quase 1 ano, forjam cartas do filho morto, alegando não poder retornar para casa devido à demanda de seu novo emprego em país estrangeiro. A farsa segue com relativo êxito até o momento em que tia Dora, irmã da mãe, sente-se mal e morre. Duplica-se, então, a trama e nova sutura se impõe, obrigando-os a prosseguir com a mentira, agora ainda maior.

E fechando com chave de ouro, às 21h30, é hora de música boa! O Boulevard Os Sombras e os Temperamentais será palco para a cantora Adriana Cavalcanti cantar os “Movimentos do Brasil”, -uma viagem no tempo passando por todos os momentos da música brasileira de 1929 a 85, evidenciando os grandes intérpretes e compositores de cada época.

 

 

 

Publicidade

Veja também