2 hospitais se destacam em lista da ANS

Santa Casa de Misericórdia e Hospital Iamada figuram no ranking de unidades que atendem critérios de qualidade da agência

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 31/03/2016
Horário 10:19
Presidente Prudente tem dois hospitais que figuram na lista que atendem critérios de qualidade da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar): Santa Casa de Misericórdia e Hospital Maternidade Presidente Prudente, conhecida popularmente como Hospital Iamada, que é seu nome fantasia. A análise é feita somente em unidades que atendem convênios de saúde. Prudente tem seis hospitais, e quatro deles atendem convênios. É a primeira vez que a ANS disponibiliza informações sobre atributos dos prestadores, oferecendo subsídios para que os consumidores possam acompanhar e avaliar os serviços.

Os dados mostram o desempenho dos estabelecimentos segundo três indicadores: acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente. A santa casa figura na lista da proporção de readmissão em até 30 dias da última alta hospitalar. Já o Iamada, na lista do núcleo de segurança do paciente cadastrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Procurada pela reportagem, o Iamada informa que prioriza a segurança do cliente, exigindo habilitação profissional, atendimento aos requisitos fundamentais de segurança para o cliente nas ações assistenciais e procedimentos médicos sanitários, segurança do trabalhador e estrutura de recursos capaz de garantir assistência orientada para a execução de suas tarefas.

"A instituição tem grande orgulho de ser reconhecida pela sua qualidade no atendimento e conta com setores especializados de treinamento e desenvolvimento e gestão de qualidade para manter o serviço em sua excelência", expõe o Iamada.

A unidade informa ainda que foi "o primeiro e o único hospital" do oeste paulista que possui o selo de Acreditação, conquistado em 2010. No dia 17 de dezembro daquele ano, o hospital recebeu uma comissão avaliadora que visitou todos os setores da instituição, entrevistando funcionários e fiscalizando as instalações.

"Nesta primeira avaliação, foi verificada a conformidade da estrutura, dos processos e dos resultados obtidos, comparados com padrões pré-estabelecidos", acrescenta o Iamada.

Representando a santa casa, o coordenador de qualidade da unidade, Leandro Rodrigues da Rocha, diz que "é uma satisfação aparecer nessa lista de indicadores". "Isso reflete o trabalho realizado pelo hospital", comenta. Ele afirma ainda que este indicador positivo,  mensurado no ano de 2015, "foi possível graças à assistência eficaz" prestada ao paciente durante o período de  internação na santa casa.

A reportagem também procurou os outros dois que não entraram para a listagem para repercutir o assunto: o Hospital Maternidade Nossa Senhora das Graças e o Hospital Morumbi. Mas até o fechamento desta edição, não foi possível contatar nenhum de seus responsáveis.

 

Listas de qualidade

A divulgação feita pela ANS tem o objetivo de estimular a qualidade do setor e dos prestadores de serviços de saúde. Além disso, atende às determinações estabelecidas pela Lei 13.003/2014 – que trata da contratualização entre prestadores e operadoras de planos de saúde. De acordo com a Assessoria de Imprensa da agência, a lei estabelece que, a partir de 2015, a ANS passe a divulgar a lista de hospitais que estão sujeitos ao Fator de Qualidade - índice de reajuste aplicável nos contratos entre os estabelecimentos e as operadoras de planos de saúde.

 

CRITÉRIOS DE QUALIDADE

 

Acreditação

A lista de hospitais acreditados mostra todos os estabelecimentos que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde. A acreditação é um procedimento de verificação, por entidade externa, dos recursos institucionais e dos processos adotados pelas instituições, e mede a qualidade da assistência por meio de um conjunto de padrões previamente estabelecidos.

 

Readmissão de pacientes


A lista que trata da readmissão mostra os estabelecimentos que atenderam às exigências da ANS com relação ao índice de reinternação em até 30 dias da última alta. Este indicador mede a efetividade da internação e é frequentemente utilizado como parâmetro para aferir a qualidade assistencial. Quanto menor o índice de reinternação, melhor o desempenho. Essas informações são encaminhadas pelos próprios hospitais à ANS. Os dados de reinternação se referem ao ano de 2015.

 

Segurança de Pacientes

A terceira lista mostra os hospitais que possuem Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Anvisa. O indicador objetiva estimular a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso seguro de tecnologias da saúde, a disseminação sistemática da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde. Essas informações são repassadas à ANS pela própria Anvisa.
Publicidade

Veja também