20 Anos do Encontro de Violeiros e Cantadores é comemorado com live

Para não passar em branco, evento tradicional de Irapuru que reúne centenas de pessoas anualmente foi realizado no dia 29 de dezembro

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 10/01/2021
Horário 06:00
Cedida: Trio Pantanal, de Presidente Prudente, marcou presença
Cedida: Trio Pantanal, de Presidente Prudente, marcou presença

Aprovado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Estado de São Paulo, o projeto Caipirapuru 2019 - Festival Caipira de Irapuru -  “Rumo aos 20 Anos”, realizou a primeira parte da tradicional festa caipira do oeste paulista com sucesso, ficando a segunda para 2020, com várias atividades programadas para comemorar as duas décadas do embrião da grande festa: o Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru. Mas aí chegou a pandemia da Covid-19 que proibiu os eventos presenciais e criou uma série de problemas para todo tipo de evento.  “Não podíamos deixar passar em branco os 20 anos do Encontro, então no dia 29 de dezembro, exatamente na data de suas duas décadas fizemos uma live [caipira agora faz ‘laive’ – risos] para comemorar a data”, expõe um dos idealizadores dos eventos, o escritor, cordelista e caipirólogo Renato de Jesus Souza Silva, mais conhecido por Jesus de Burarama.

De acordo com Renato, com o apoio da Prefeitura de Irapuru foi possível utilizarem o Centro Cultural da cidade, para a gravação transmitida ao vivo pela internet, com os grupos convidados: de Presidente Prudente o Trio Pantanal, Benê Soares & Rouxinol, Juraci Sanfoneiro e Paulinho Soares o violeiro Mariano da Viola, de Sorocaba e o violonista e cantador Edson Esteves, de Marília/Irapuru (que já estavam na cidade).

“Fizemos uma hora de apresentação de várias músicas da nossa cultura caipira, falamos do apoio do ProAc e da importância do Caipirapuru na formação de vários artistas da nossa região, como os já citados, além de Júlio Santim, Mauro Silva e Oliveira, Renato Mendonça, dentre tantos outros, que inclusive lançaram CDs. E eu mesmo, que me descobri como cordelista Jesus de Burarama dentro da festa!”, exclama feliz Jesus de Burarama.

 

Ano a ano a festa caipira só evolui

O caipirólogo faz um retrospecto de quando o Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru foi criado em 2001até os dias de hoje. “Em 2002 e 2003 seguiu o mesmo forma e em 2004 criaram também a Caipirarte (Feira Regional de Artesanato Caipira). No ano seguinte, em 2005, foi idealizada a Festa do Milho (ideia de Júlio Santim) representando a culinária típica caipira. “Neste ano de 2005, juntamos estes três segmentos, Encontro de Violeiros e Cantadores, Feira de Artesanato e Festa do Milho, os quais, com apoio de entidades e moradores da cidade, foram englobados dentro de uma festa maior, o Caipirapuru [Festival Caipira de Irapuru], que seguiu adiante realizado todos os anos. Por isso fizemos questão da live para marcar sobrevivência da melhor festa caipira do nosso oeste paulista!”, orgulha-se o cordelista.

Nesse ano de 2021, Jesus de Burarama comenta que acreditam que a festa será ainda melhor, pois é programada para o fim do ano, e se Deus quiser até lá as pessoas estarão sendo imunizadas com a vacina. “E também pelo fato de que dois companheiros da Comissão Organizadora da festa, Mazinho Calegão e Luiz Vitoretti que foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito da cidade. Acreditamos assim que nossa festa terá o apoio que ela merece”, salienta Jesus de Burarama.

 

NÃO PODÍAMOS DEIXAR PASSAR EM BRANCO OS 20 ANOS DO ENCONTRO, ENTÃO EXATAMENTE NA DATA DE SUAS DUAS DÉCADAS FIZEMOS UMA LIVE [CAIPIRA AGORA FAZ ‘LAIVE’ – RISOS] PARA COMEMORAR A DATA

Jesus de Burarama

 

Fotos: Cedidas

Jesus de Burarama ao solo do violeiro Mariano da Viola

 

Benê Soares & Rouxinol foi uma das duplas convidadas

Publicidade

Veja também