20 mil pacientes aguardam por cirurgias eletivas

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 18/08/2016
Horário 08:03
 

A fila de espera para uma cirurgia eletiva, que são aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento, conta com aproximadamente 20 mil pacientes na região de Presidente Prudente. O número foi divulgado pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde-11) e envolve dados referentes a pelo menos 11 hospitais de nove cidades da região. Para desafogar essa quantia significativa de procedimentos represados nas mais diversas especialidades, o departamento espera implantar no prazo de 30 dias um sistema informatizado para atender a demanda por recurso das cirurgias eletivas, que deverá substituir os "arcaicos e ultrapassados formulários de papel".

Jornal O Imparcial Dados são referentes a 11 hospitais de 9 municípios da região, entre eles, o HR

Esse sistema funcionará por meio do chamado Portal Cross (Centro de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Os técnicos dos hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) da região que farão a inserção desses pacientes na ferramenta estão participando de um treinamento ao longo desta semana, no laboratório de informática da Fipp (Faculdade de Informática) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), com a organização do DRS-11 e responsabilidade dos técnicos do próprio Portal Cross.

A princípio, de acordo com o diretor do DRS-11, Jorge Yochinobu Chihara, a implantação do novo sistema compreenderá cinco procedimentos cirúrgicos básicos. Sendo eles, as cirurgias das amídalas, de hérnia, vesícula, histerectomia, que é a remoção de parte ou da totalidade do útero, e de varizes. Nesses casos, o diretor explica que a ferramenta estará disponível em até um mês e deverá dar mais transparência, agilidade e facilidade ao processo para se conseguir uma cirurgia eletiva.

"Atualmente é tudo feito por meio do papel. Nada é informatizado. Então, agora está sendo adotado um sistema único e informatizado, que irá facilitar na gestão e na oferta das cirurgias, devido à visibilidade e à facilidade do processo. Quando a ferramenta for implantada, todos os municípios vão poder enxergar seus pacientes na fila, quantas pessoas estão na frente, e, com isso, poder se organizar melhor", comenta o diretor do DRS-11.

 

Longa espera

E ao conferir seus nomes na lista, os pacientes encontrarão quase 20 mil pessoas à espera de um procedimento cirúrgico eletivo na região de Prudente, segundo o DRS-11. Esta quantidade de pacientes está distribuída nas filas de espera de 11 unidades hospitalares de nove municípios.

Apenas em Prudente são três hospitais executantes: o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, além da Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira. Na lista ainda estão o Hospital Regional de Porto Primavera, distrito de Rosana, assim como as santas casas de Rancharia, Junqueirópolis, Dracena, Tupi Paulista, Martinópolis, Presidente Venceslau e Presidente Epitácio.

 

Demanda rotativa

O problema desta quantidade de pacientes nas filas de espera é que dificilmente o DRS-11 consegue reduzir este número, uma vez que a demanda pelas cirurgias é constante, segundo Jorge Chihara, mesmo diante das cerca de 1,7 mil cirurgias, desde as simples até as mais complexas, realizadas todos os meses pelo HR de Prudente. Como também os cerca de 1,5 mil procedimentos cirúrgicos de grande porte feitos mensalmente em todas as cidades localizadas na área de abrangência do departamento.

Ainda assim, o diretor regional espera melhorar esses índices a partir do momento em que o novo sistema de cadastramento informatizado desta demanda for devidamente implantado. "A chamada para uma cirurgia não obedece apenas a cronologia, mas também a necessidade de cada paciente. Então, hoje a gente consegue não ter fila em algumas especialidades, mas em outras temos uma fila enorme. Alguns entram na sala de cirurgia em 60 dias, enquanto outros levam um tempo maior de espera. E com o apoio do Portal Cross podemos acelerar o processo", ressalta.

 
Publicidade

Veja também