A Coordenadoria da Juventude de Presidente Prudente concluiu, nesta semana, a Oficina de Capoeira, realizada nas Praças da Juventude do Ana Jacinta, Humberto Salvador, além do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Professor Samoel Brondi, no Parque Alvorada. A atividade contou com alunos também nas escolas João Alfredo da Silva, no distrito de Eneida, e Celestino Teixeira Campos, em Floresta do Sul. Ao todo, 200 capoeiristas participaram.

Durante das aulas, capoeiristas aprenderam sobre a história da dança, sua origem e benefícios para o corpo
Os trabalhos foram iniciados em agosto e contaram com os ensinamentos dos mestres Alex, Cristiano, Levi e Valéria Boni. "A participação e o desenvolvimento dos alunos foram positivos. Eles tiveram boa evolução no aprendizado e não ocorreu nenhum problema relacionado à indisciplina. Muitos deles foram fiéis ao curso", revela Cristiano, que trabalha no CEU do Parque Alvorada. De acordo com o coordenador da Juventude, Juliano Borges, o objetivo maior foi atingido.
"O desenvolvimento juvenil, bem como a evolução de seus praticantes, foram notados através da resistência, reflexo, equilíbrio e raciocínio. A oficina também mostra a história da dança, desenvolve habilidades, fomenta a manifestação de expressões e promove a amizade entre os lutadores", afirma. "A cultura negra envolvendo a capoeira também foi trabalhada dentro dos fundamentos da capoeira angolana e regional, toques de berimbau e outros instrumentos referentes ao esporte. Todos os alunos aceitaram bem e se saíram de forma surpreendente", destaca Levi.
As oficinas foram viabilizadas através de recursos do Programa Estação Juventude, desenvolvido pela Coordenadoria da Juventude de Prudente. A ação conta ainda com a parceria com a Secretaria Nacional de Juventude do governo federal.