2021: foco no desenvolvimento regional

OPINIÃO - Mauro Bragato

Data 29/12/2020
Horário 05:00

Mais um ano (e que ano!) chegou ao fim, repleto de muito trabalho, superação e olhar para o futuro. No apagar das luzes de 2020, um novo fio de esperança se acende e que 2021 seja um ano mais próspero. E o nosso foco está voltado ao desenvolvimento do oeste paulista.
Será um ano desafiador, pois os efeitos da pandemia ainda estão por aí. Até que a vacinação esteja efetivamente implementada, teremos que redobrar os cuidados com a saúde. Mas isso não vai nos impedir de trabalhar. Vamos avançar nas tratativas com o governo do Estado para criar políticas públicas para fomentar o desenvolvimento da região de Presidente Prudente.
É com esse olhar no futuro que vamos iniciar aquele que pode ser o projeto mais ambicioso e promissor, visando o desenvolvimento dos municípios: o Programa Pontal 2030. Será um grande desafio para mim, como parlamentar, mas que trará um retorno enorme para a população.
Vamos transformar os municípios da região em um novo polo de desenvolvimento econômico e social, por meio de ações e políticas públicas que integrarão Estado, prefeituras e sociedade civil. Esse trabalho em conjunto terá metas, monitoramento e avaliação de resultados para promover ações de regularização de terras, incentivo do agronegócio, do turismo regional, da infraestrutura, da saúde, da educação e dos serviços sociais.
É importante destacar que o governo do Estado de São Paulo estará ao lado dos municípios durante esse processo. Já dialoguei com o governador João Doria, com o vice-governador Rodrigo Garcia, e com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e vamos começar a trabalhar já nas primeiras semanas de janeiro.
O Pontal do Paranapanema, como uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado, será modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental, e esses novos investimentos alavancarão a atividade econômica nos municípios da região, eliminando gargalos sociais, fomentando projetos de preservação ambiental e realizando obras e projetos de melhoria da qualidade de vida na região.
Dentre as metas reforçaremos as ações para a regularização fundiária nas propriedades e assentamento rurais que, por meio de políticas governamentais, visam o reordenamento do uso da terra.  
Na área da saúde, destinaremos mais recursos para melhorar os atendimentos em hospitais como o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente, o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), além de investimentos nas Santas Casas da região.
Nesse programa devemos incentivar ainda a implantação da Aglomeração Urbana de Presidente Prudente, que será constituída pelo agrupamento de 31 municípios, para trazer novos investimentos para o desenvolvimento regional.  
O ano se renova e nos traz esperança de um futuro melhor. Mas sem trabalho, tudo não passará de um sonho distante. Seguirei incansável no meu papel de agente púbico buscando mais investimentos para fomentar as estruturas regionais. Será um período de retomar o desenvolvimento.  
Feliz 2021!

Publicidade

Veja também