22 cidades têm pior nota em ranking do turismo

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 08/09/2015
Horário 09:40
 

Um novo sistema de classificação do turismo nacional, realizado pelo Mtur (Ministério do Turismo), apontou que entre os 53 municípios que integram a 10ª RA (Região Administrativa), mais a cidade de Quatá – onde este diário circula – 22 (40,7%) figuram em último lugar do ranking nacional. A classificação levou em conta informações turísticas de cada cidade e traçou uma escala de "A" a "E", em que em "A" figuram os municípios que atendem as quatro variáveis que compreendem o levantamento, e "E" as cidades que não obtiveram nenhum ponto nas variáveis analisadas. Presidente Prudente foi a única cidade regional que conquistou o vice-lugar da tabela, ficando na categoria "B". Os demais municípios aparecem da seguinte forma: 25 enquadrados na escala "D" e seis na "C".

O formato foi divulgado pela pasta federal em agosto e segue uma cartilha, que traça um Mapa do Turismo Brasileiro e que apresenta a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas, por meio do Programa de Regionalização do Turismo do governo federal. Tal categorização tem como intuito subsidiar a tomada de decisões estratégicas da gestão pública e orientar a elaboração e a implementação de políticas específicas para cada categoria de municípios, de modo a atender suas especificidades, a partir do desempenho de sua economia no turismo, conforme consta no documento de apresentação ministério.

Quanto às variáveis que serviram de base para a classificação de cada cidade, o documento aponta que foram utilizados os seguintes dados: números de estabelecimentos formais, em que a atividade principal é a hospedagem, e números de empregos formais deste setor e estimativa de turistas – estes a partir de duas demandas: doméstica e internacional. Sobre as fontes, a cartilha pontua que foram adquiridos da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e Mtur.

No que diz respeito à classificação nacional, o estudo aponta que a categoria "A" abrangeu 51 municípios (1,5%) – estes entre as capitais dos Estados e as cidades com grande participação turística no país –; a "B" concentrou 167 municípios (5%); a "C" 504 municípios (15%); a "D" 1.841 (55%); e a "E" 782 cidades (23%).

 

Cenário turístico

Melhor colocada na classificação regional (aparecendo no grupo "B"), "Prudente concretiza sua potencialidade e a importância no cenário turístico do oeste paulista", segundo o titular da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), Carlos Alberto da Silva Corrêa, Carlos Casagrande. Ele pontua que é uma "alegria" ver a cidade conquistando uma expressiva colocação. "Demonstra todo o trabalho que a prefeitura realiza para o turismo municipal", atenta o representante.

Além disso, o secretário ressalta que, desde 2013, quando a pasta foi criada, os envolvidos desenvolvem ações e planejamentos com vistas a fomentar, cada dia mais, o turismo. "E o trabalho prossegue", informa Casagrande.

Entre as cidades que figuram na categoria "E" está Santo Expedito, que pleiteia se tornar um município de interesse turístico. De acordo um dos responsáveis pelo segmento no município, José Aparecido de Souza, a classificação não condiz com a realidade do turismo de Santo Expedito. Ele informa que, por dia, entre 50 e 100 pessoas visitam a cidade, justamente pelo turismo religioso da localidade.

José Aparecido acrescenta que todo dia 19 de cada mês há uma programação no município que atrai entre 3 mil e 5 mil participantes. Já no dia 19 de maio, data comemorativa ao santo que dá nome ao município, cerca de 55 mil a 60 mil fiéis do Brasil e até de outros países comparecem à cidade. "São números que demonstram a força do turismo religioso na cidade", aponta.

Também em busca de se tornar um município de interesse turístico, Teodoro Sampaio ficou na última colocação do ranking. Segundo o diretor da Divisão de Turismo da cidade, Julio César da Silva, existe todo um planejamento, projetos, ações e iniciativas com vistas a concretizar o desenvolvimento do setor no município e, até mesmo, nas adjacências. Uma das propostas, como este diário noticiou recentemente, é a elaboração do Circuito Turístico do Pontal do Paranapanema, em parceria com Mirante do Paranapanema, Euclides da Cunha Paulista e Rosana, a fim de promover atividades no setor turístico.

Além disso, Julio César diz que existem constantes reuniões, encontros e cursos de capacitação, a fim de fomentar o turismo. "Há todo um planejamento para o turismo de Teodoro Sampaio", menciona.

 
Publicidade

Veja também