22 pontos têm recolhimento agendado

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 14/08/2015
Horário 09:34
 

Em Presidente Prudente, 22 locais contam com os serviços de coleta agendada. Condomínios, estabelecimentos comerciais, escolas e diferentes prédios que têm alta produção materiais recicláveis, contam hoje com este serviço, com a colaboração de moradores ou funcionários dos locais, que fazem a separação dos materiais de forma correta. Já a coleta é feita pela Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis), duas vezes na semana, na quarta e sexta-feira.

O presidente do conselho fiscal da Cooperlix, Paulo Francisco da Silva, explica que não existe uma quantidade estipulada para este atendimento diferenciado. "Recebemos materiais dos locais que possuem um pluralismo na questão de atividades ou moradias", diz. Ainda de acordo com ele, a facilidade e o direcionamento correto dos resíduos estão entre as vantagens do agendamento.

No entanto, expõe que as residências comuns não entram nas características do programa, uma vez que há um cronograma específico de coleta seletiva realizado pela cooperativa.

Conforme o titular da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues, apesar de ser uma responsabilidade da Cooperlix, a iniciativa é um exemplo de responsabilidade ambiental, educacional e social.

 

Cadastrados

A Casa do Pequeno Trabalhador é um dos locais que apoia a ideia. Conforme a gerente-administrativa, Marina Zanelato Costa, desde 2011 existe a separação correta de recicláveis. "Trabalhamos com cidadania e o exemplo tem que partir de nossos atos", ressalta.

Conforme a síndica do edifício Hiroshi Yoshio, Edna Higasi Aoki, há cinco anos, 90% dos 24 apartamentos contribuem com a coleta agendada, direcionando de forma precisa materiais como garrafas, papéis e caixa de papelão. "É uma ótima ideia, mas para que haja efetividade, tem que existir o compromisso de ambos os lados: dos moradores e dos coletores", pontua.

 

SERVIÇO

Para os moradores dos condomínios ou responsáveis por estabelecimentos interessados em realizar a coleta agendada, basta entrar em contato com a Cooperlix pelo telefone 3217-2329, ou comparecer na sede da cooperativa, localizada na Rua Avenida Salustiano, 462, Distrito Industrial.

 

Locais que contam com coleta agendada:

 

Condomínios edifícios: Dayane, Hiroshi Yoshio, Porto Bello, Porto Seguro, Pirangy, Guaporé, Príncipe de Astúrias, Portal do Tênis e Maria Júlia.

 

Órgãos públicos: Receita Federal, Polícia Militar do 18º Batalhão e Banco do Brasil.

 

Instituições de ensino: Colégio Cooperativo, Colégio Braga Mello, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Casa do Pequeno Trabalhador.

 

Estabelecimentos comerciais: Hipercar, RS Tratores, Retífica Prudente, Lucari Motos, Security e Aurora Tratores.

 
Publicidade

Veja também