25 de março: vacinação conta gripe está logo aí!

EDITORIAL -

Data 13/03/2024
Horário 04:15

Ainda não chegamos nem no outono e a preocupação com a gripe e outras doenças respiratórias já começou. Tanto é que, neste ano, o Ministério da Saúde antecipou a campanha nacional e a vacinação - tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio - tem início no próximo dia 25. 
A pasta negociou ainda a entrega antecipada das doses, que estão previstas para serem distribuídas aos Estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul a partir da semana que vem. 
A mudança no calendário ocorre devido ao aumento da circulação de diferentes vírus respiratórios no país. São vários ao mesmo tempo. Gripes, resfriados, Covid-19 e até a velha conhecida H1N1. Sem contar a dengue, que já contabiliza mais de 1,5 milhão de casos no Brasil.
Hospitais lotados, sintomas semelhantes, com diagnósticos diferentes. Muita gente doente. Inúmeras cidades decretando situação de emergência, em função do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, inclusive Presidente Prudente. 
Se tratadas de maneira correta, essas enfermidades causam incômodos, mas logo passam. Porém, quando se agravam, podem levar à morte. Daí a importância da prevenção.
O foco, de início, será os grupos prioritários, principalmente os idosos, crianças, gestantes, os profissionais de saúde, da educação e pessoas com comorbidades, entre outras. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. 
Ao contrário do que muitos pensam, a vacina é segura e não oferece nenhum risco. É feita a partir de vírus inativos (mortos) e, conforme temido pela maioria, não causa resfriados. Tem sim o poder de prevenir contra a doença e evitar principalmente complicações, como pneumonia, e também internações e até mortes.
Já vá informando quem você conhece sobre a campanha. Anote a data no calendário. Não deixe para a última hora. Não espere a mesma ser prorrogada pra procurar um posto de saúde. Basta apresentar no local a carteira de vacinação.
Não se esquecendo, claro, que além de estar imunizado, todos devem se atentar para os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados. Use máscara se achar necessário ou pertencer a um grupo de risco. O número de novos casos semanais de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentou em todo o país, conforme o boletim Infogripe, divulgado na última semana pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Todo cuidado é pouco. Prevenir é bem mais fácil do que tratar. E apenas a adesão da população garantirá a eficácia da campanha... 25 de março está logo aí!

Publicidade

Veja também