25ª Fejupi espera reunir 80 mil visitantes

Evento, realizado em Pirapozinho, tem início nesta quinta e segue até domingo, com shows, parque e praça de alimentação

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 19/06/2013
Horário 08:18
 

Uma dos eventos mais esperados da região, a Festa Junina de Pirapozinho (Fejupi) tem início nesta quinta-feira, às 20h, e segue até o dia 24. Chegando em sua 25ª edição, tradicional especialmente pela construção da maior fogueira, a festa é uma realização da Prefeitura e Câmara Municipal, com apoio do governo federal, através do Ministério do Turismo. Será realizada no Parque da Fepasa (Parque do Povo) e terá entrada franca todos os dias, oferecendo, além das tradicionais barracas de comidas típicas e parque de diversões, showsmusicais de artistas consagrados e da casa.

Jornal O Imparcial Ontem, no recinto, eram acertados os últimos detalhes; fogueira será acesa no domingo

De acordo com o presidente da festa, Lucas Fernando Vitale, 44 anos, a estimativa é de que nos cinco dias, o local receba cerca de 80 mil pessoas de toda a região, inclusive de Estados vizinhos, como Paraná e Mato Grosso, que sempre comparecem, entre outros. "Nossa festa com certeza é a mais aguardada da região, conhecida, inclusive, internacionalmente. A cada ano a superação de público surpreende. Então de repente esse número pode ser duplicado. E estamos preparados para receber a todos", acrescenta.

O presidente não soube precisar a quantidade de madeira utilizada para a construção da fogueira, que enche os olhos dos visitantes todos os anos. Porém, acredita que a altura será em torno de 60 metros.

Conforme o organizador, como em todos os anos, a praça de alimentação deve seguir a mesma média de aproximadamente 50 barracas, muitas delas com comidas e doces da época, como as deliciosas cocadas, milho verde e derivados dele como bolos, pamonhas e curau. Haverá também as dos tão procurados espetinhos, cachorro quente e batata frita, entre outras guloseimas, além dos estandes beneficentes como o do asilo da cidade, que a prefeitura arcou com as despesas estruturais para sua montagem.

Para garantir a segurança da festividade, todo o recinto terá monitoramento de câmeras, trabalho este realizado em conjunto com a Polícia Militar.

 

Atrações

Vitale informa ao público que a grade de show musical está bastante especial, tendo não somente músicos já conhecidos como também artistas locais que estão em busca de se profissionalizarem naquilo que mais gostam de fazer, que é cantar e encantar o público. O presidente não soube dizer quais são esses artistas por conta de ainda não terem fechado corretamente os dias de apresentações de cada um. "Isso é muito importante para os nossos talentos. Uma vez que serão vistos por pessoas de outras localidades, que podem ser a porta para possíveis contratações", analisa.

Já no palco principal, logo na primeira noite, a apresentação será de um rosto jovem, que tem sido evidenciado no meio: Spártaco. Na sexta-feira, um grande show, com uma das duplas mais queridas de todos os tempos, os irmãos de Piracicaba (SP), Cezar & Paulinho, que recentemente se apresentaram em Presidente Prudente, lotando o Tênis Clube. E encerrando os shows, Israel & Rodolfo sobe ao palco no sábado, animando a galera.

Um dos momentos mais esperados, que é a queima da imensa fogueira, será no domingo, com horário previsto para as 22h30. Na segunda-feira, ocorre o encerramento da festa com almoço, a partir das 11h.

 

Tradição


Vitale comenta que a festa teve início como uma ação em comemoração ao padroeiro do município que é São João Batista. Com o passar dos anos, a cada edição a reunião de pessoas era cada vez maior. O que inclusive resultou na inserção do evento no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Segundo ele, a cidade que não tem nenhum ponto turístico, nessa época se torna a maior atração da região.
Publicidade

Veja também