2º Festival de Handebol reúne cerca de 450 alunos em escola

INTEGRAÇÃO Crianças de 9 a 11 anos, de sete unidades da rede municipal de PP, integram campeonato iniciado ontem

Esportes - BRUNO SAIA

Data 14/10/2016
Horário 09:14
 

"Antes eu era muito tímida, agora converso melhor e também presto mais atenção na aula, entendo melhor o que o professor fala", conta a estudante Amanda Stela Ernandes Bernabe, 10 anos, logo depois de participar de uma das partidas do 2º Festival de Handebol, que começou ontem e irá reunir cerca de 450 crianças de sete escolas da rede municipal de Presidente Prudente.

"Eu gosto muito de handebol, acho que incentiva as pessoas a aprenderem mais sobre o esporte e também que não importa ganhar, mas sim respeitar o adversário", ressalta a jovem atleta, que treina desde o ano passado com a equipe da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente), depois de ter se destacado na primeira edição do festival.

Jornal O Imparcial Competição visa desenvolver o gosto pelo esporte, coordenação motora e espírito de equipe

"O objetivo principal é desenvolver a coordenação motora das crianças, além de estimular o lado social e a integração entre as escolas de diversas regiões da cidade, mas sem deixar de lado o aspecto competitivo", explica Péricles Batista de Menezes Junior, treinador do time da Semepp e responsável pelo projeto de handebol, que faz parte do Programa Cidadescola, da Prefeitura de Prudente. "As crianças também pegam gosto pela modalidade e algumas são selecionadas para jogar no time da cidade", detalha, lembrando que este foi o caso de Amanda, ainda em 2015.

As partidas de ontem, que marcaram o início do campeonato, foram realizadas na Escola Professor Ivo Garrido, entre as equipes da casa e da Escola Professora Francisca de Almeida Góes Brandão. A disputa é dividida em duas categorias (4º e 5º anos do ensino fundamental) e também participam da competição as escolas: Antonio Moreira Lima, Carlos Castilho Cabral, Ettore Marangoni, Professora Carmen Pereira Delfim e Rui Carlos Vieira Berbet.

O projeto de handebol é fruto de uma parceria entre a Semepp e a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e estão previstos 84 jogos na primeira fase e mais quatro jogos finais, que serão disputados no dia 26 de novembro. As equipes da Rui Berbert, Ivo Garrido e Ettore Marangoni foram as campeãs na edição anterior do evento.

 

Diversão e integração

"O que eu mais gosto é que a gente acaba conhecendo pessoas novas", diz Sayuri Tagushi Francisco, 10 anos, que cursa o 5º ano na Ivo Garrido. "É bem sério, mas ao mesmo tempo muito divertido e a gente acaba aprendendo mais sobre o esporte e também sobre trabalho em equipe", pontua Cecília Muniz Ferreira, 10 anos, e que está no 4º ano da Góes Brandão.

 
Publicidade

Veja também