3 cidades estão em situação de alerta para surto

Segundo o Ministério da Saúde, municípios figuram entre os que podem ter problemas com dengue, chikungunya e zika vírus

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 25/11/2016
Horário 08:50
 

De 37 cidades da região que participaram do Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), 34 apresentaram índice satisfatório, conforme dados divulgados na noite de ontem pelo Ministério da Saúde. Nenhum município demonstrou cenário dentro da faixa considerada de risco, no entanto, os três restantes foram apontados entre as cidades em situação de alerta para surto de dengue, chikungunya e zika vírus. Isso porque, o estudo leva em conta o IIP (Índice de Infestação Predial). Menor que 0,9 é satisfatório. Entre 1 e 3,9: em alerta. Já acima de 4 significa que a cidade está em risco. Sendo assim, Álvares Machado apresentou o maior IIP da região, de 2,2, seguido por Panorama, com 1,3, e Presidente Epitácio, que registrou índice de 1,2.

Jornal O Imparcial Em Prudente, 4.879 imóveis foram visitados pela VEM para elaboração do estudo

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde, estavam aptos a realizar o Lirra apenas os municípios que possuem mais de 2 mil imóveis. Realizado em outubro e novembro deste ano, o levantamento é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. "Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os tipos de depósito onde as larvas foram encontradas e, consequentemente, priorizar as medidas mais adequadas para o controle do mosquito no município", comenta o ministro, Ricardo Barros, em nota.

Na região, assim como em todo o Sudeste, o depósito domiciliar, categoria em que se enquadram vasos de plantas, garrafas, piscinas e calhas, foi o principal problema constatado.

Os prefeitos de Álvares Machado, Panorama e Presidente Epitácio, Horácio César Fernandez (PV), Luis Carlos Henrique da Cunha (PPS) e Sidnei Caio da Silva Junqueira, Picucha (PMDB), respectivamente, foram procurados pela reportagem para comentar os índices registrados, bem como os trabalhos de combate ao mosquito que são desenvolvidos em tais cidades. No entanto, por conta da tardia divulgação dos dados, estes não foram localizados até o fechamento desta edição.

 

Nova campanha


Ainda ontem, o ministério divulgou uma nova campanha para combate ao mosquito transmissor das três doenças. Esta chama a atenção para as consequências das patologias causadas pela chikungunya, zika vírus e dengue, e também trata a importância de eliminar os focos do aedes. Além do conhecido Dia "D", que será realizado em 2 de dezembro, quando há mobilização nacional em todo o país, serão promovidas ações para lembrar que toda sexta-feira é dia de eliminar focos no mosquito. A campanha traz como tema: "Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate".

 

Presidente Prudente


No início do mês, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente havia divulgado seu IB (Índice Breteau) e seu IIP. Como noticiado neste diário, o primeiro item foi avaliado em 0,3, enquanto que o segundo ficou em 0,2, número confirmado no resultado de ontem, considerado satisfatório. Estes índices foram menores que os encontrados no mesmo período do ano passado, quando foram apontados em 3,5 e 2,8, respectivamente. Conforme a VEM, os marcadores deste ano, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), apontam situação tolerável.

Segundo dados da vigilância, 4.879 imóveis foram visitados em Prudente para elaboração do estudo. Além desses, 3.889 que deveriam ser inspecionados estavam fechados, e 77 munícipes se recusaram a atender os agentes. Dessa forma, como aponta o IB, a cada 100 imóveis, 0,3 contavam com recipientes com larvas. Já em relação ao IIP, a cada 100 residências, 0,2 continham larvas.

 

SAIBA MAIS

IIP dos municípios da região:

Satisfatório (menor que 0,9): Nota 0: Alfredo Marcondes, Anhumas, Emilianópolis, Flora Rica, Indiana, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Monte Castelo, Narandiba, Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Teodoro Sampaio. Nota 0,1: Paulicéia, Pirapozinho, Presidente Venceslau. Nota 0,2: Junqueirópolis, Presidente Prudente, Rancharia, Tarabai, Tupia Paulista. Nota 0,3: Dracena, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Nantes, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Presidente Bernardes, São João do Pau D’Alho. Nota 0,5: Regente Feijó. Nota 0,6: Rosana.

Em alerta (entre 1 e 3,9): Nota 1,2: Presidente Epitácio. Nota 1,3: Panorama. Nota 2,2: Álvares Machado.

 
Publicidade

Veja também