3 imperativos para perder peso na quarentena

Jair Rodrigues Garcia Júnior

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Por que perder o excesso de peso é tão difícil para maioria dos sobrepesados? Entre os brasileiros adultos, quase 54% estão com excesso de peso e 19% destes estão obesos. Mesmo usando as estratégias mais eficientes, o sucesso na perda de peso é apenas temporário. Para algumas pessoas, essa quarentena está contribuindo para o ganho e não a perda. Vamos reverter!

TENTATIVAS
Há estimativas que 40% das pessoas sobrepesadas estão tentando perder o excesso. Peso. Porém, entre estes que iniciam apenas 2 a 5% conseguem seguir com dieta e prática de exercícios por mais que 2 a 3 meses. Os demais desistem antes, mesmo sem alcançar o objetivo. Entre os persistentes, apenas 1% tem sucesso e consegue se manter com o peso ideal.

ILUSÕES
á muitas delas à venda para perda de peso. O Reino Unido tem 65 milhões de habitantes e os sobrepesados de lá gastam por ano R$ 60 bilhões com produtos para emagrecer. O fato é que vários destes produtos funcionam, porém apenas temporariamente. Na maioria das vezes porque são interrompidos, abandonados ou trocados por outro. A novidade, o modismo e os “influencers” ditam o uso.

IMPERATIVO 1
Adequação da dieta. Consumo dos nutrientes, alimentos e calorias necessários para o dia. Se você não estudou nutrição, seja objetivo e delegue essa função para um profissional. Você tem que ser um “autodidata f*da” para fazer isso corretamente e não as besteiras que 98% fazem. Low carb, óleo de coco, fruta e semente da moda etc. Acredite, não funcionam!

IMPERATIVO 2
Dieta adequada é para sempre. É também para a manutenção do peso adequado e não apenas para perda. É também para melhorar a saúde e prolongar a longevidade. Por isso, o termo “reeducação alimentar” é importante. Tire os alimentos maus de sua rotina e incorpore os bons nas quantidades necessárias. Isso requer esforço e disciplina durante meses para sedimentação de seus hábitos.

IMPERATIVO 3
Prática de exercícios. Por si, não é suficiente para a perda de peso, mas ajuda bastante! Acelera o metabolismo durante e após (EPOC), aumenta os músculos e o metabolismo em repouso, aumenta a eficiência da queima de gordura, diminui a fome, controla o metabolismo dos carboidratos etc. Exercícios são para perda e manutenção do peso, para melhorar a saúde e prolongar a longevidade. A perda de peso requer a fixação de uma meta, foco e até se tornar um propósito. Faça avaliação semanal e ajustes quando perceber perda da eficiência. Seu corpo luta contra você para manter o peso, mas é possível superá-lo.

Tire os alimentos maus de sua rotina e incorpore os bons.

 

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