3ª Mostra de Cinema Independente tem início nesta sexta em Prudente

Conforme Iara Oly, idealizadora do projeto, “Curta Na Linha” é o marco do município e visa tornar-se um evento contínuo de filmes nacionais, regionais e locais

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 26/11/2021
Horário 07:45
Foto: Reprodução
Retorno às gravações ocorreu no segundo semestre deste ano, após a vacinação dos integrantes da equipe
Retorno às gravações ocorreu no segundo semestre deste ano, após a vacinação dos integrantes da equipe

Ocorre nesta sexta-feira, a partir das 19h30, no Centro Cultural Matarazzo, a abertura da terceira edição da Mostra de Cinema Independente de Presidente Prudente - Curta na Linha, evento gratuito organizado pelo QG (Quartel General) dos Filmes, que exibirá mais de 40 filmes produzidos em várias partes do Brasil, inclusive bem aqui! A idealizadora do evento, que segue até 10 de dezembro, Iara Rogéria Oliveira de Carvalho, mais conhecida por Iara Oly, 42 anos, diz que todas as exibições são presenciais, porém, no caso do filme “Um dia para Suzana”, interessados poderão acessá-lo no canal do MIS também.
Segundo Iara, que é professora de artes, cineasta e conselheira de cultura, o “Curta Na Linha” é o marco do cinema independente do município e tem o objetivo de tornar-se uma mostra contínua de filmes nacionais, regionais e locais. “Nesta edição, temos estreantes como a Ferks Guaré, que está produzindo cinema pela primeira vez e veteranos como o Alex Figueiras, João Francisco Cunha, de Rancharia, que foi premiado com ‘Ameaça D’, em Cannes, na categoria supercurta”, relembra.
Iara destaca que a mostra não é competitiva, pois visa a integração, o mapeamento e identificação dos grupos de cinema atuantes na região. De acordo com ela, a estratégia é utilizar o projeto como instrumento de difusão, reflexão, estímulo e formação de público para um cinema popular, autoral e crítico. E fomentar o debate sobre cinema e audiovisual, com a participação de cineastas e produtores. “Sendo assim, abrimos espaço para produções independentes, originárias da cidade de Presidente Prudente e região e também nas demais cidades do oeste paulista”, frisa.
A cineasta expõe que o coletivo optou por não realizar a mostra no ano passadopor conta da pandemia de Covid-19 que assolou o mundo. Suas atividades foram restritas, as ações em ambiente virtual, ou gravações em casa. O retorno às gravações ocorreu no segundo semestre de 2021, após a vacinação dos integrantes da equipe. Na corrida contra o tempo para estreia na mostra, está o curta-documentário “Sobrevivências do Pós-Covid-19”, de Priscila Guidio Bachiega. 
“A Priscila, que integra o coletivo, contraiu o coronavírus, teve 90% dos pulmões comprometidos e somente depois de cinco meses teve alta hospitalar. Ela ainda luta contra as sequelas da doença. Realidade que muitas famílias compartilham vivências semelhantes”, narra Iara.

Cultura para todos

A cineasta destaca algo muito relevante para a QG: a acessibilidade. Segundo ela, a missão da Quartel é que o cinema independente seja uma ferramenta de comunicação, de registro da realidade e criação de muitos mundos imaginários. Iara comenta que a QG atua há mais de cinco anos criando programação gratuita e acessível, com oficinas variadas realizadas pela equipe e por parceiros e o apoio para que as pessoas que sonham em trabalhar com cinema possam fazer isso na cidade mesmo, sem ter que, como ela, passar a viver em grandes centros para estudar e trabalhar. 
“Prudente é o melhor lugar para se viver e é aqui que podemos e queremos realizar nossos sonhos. Tenho orgulho de dizer que nossa programação terá um intérprete de Libras para a abertura e bate-papo com os diretores. E que muitas produções já assumiram o compromisso de criar conteúdos acessíveis”, acentua. 
Ela comenta que o secretário de Cultura, Yuri Reis, tem encarado esse desafio de investir em uma “cultura mais acessível”.  “No dia 4, na programação da mostra, o Pontos MIS traráuma programação especial e várias entidades representantes de pessoas com deficiência virão para participar dessa discussão urgente e inadiável que é o acesso pleno à cultura para todas as pessoas”, pontua.

O cinema em minha vida!

Iara Oly é prudentina, porém, morou 13 anos em São Paulo (SP), onde teve o seu primeiro contato com a arte, se formou em Teatro e atuou como produtora no eixo Rio x São Paulo. O cinema entrou em sua vida em 2017, ainda na faculdade de Artes na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) quando Lopine Chiaretto e ela, incentivados pelo professor Fernando Teixeira, iniciaram a Quartel General Filmes com a produção do filme "O corvo". 
“Conhecemos outras pessoas que faziam cinema na região, pessoas que produzem filmes regularmente há mais de 15 anos. A paixão movia essas pessoas e o espírito de cooperação para a realização das obras é algo realmente admirável”, lembra ela, apaixonada pelo que faz. 
Iara relembra que não havia nenhum tipo de incentivo para o setor e quando procurou a Secretaria de Cultura, na época, disseram que nem sabiam que existia cinema em Prudente. Sendo assim, usando sua experiência como produtora idealizou a primeira Mostra Curta na Linha, em 2018. Com o apoio do Galpão da Lua, colocaram um projetor na linha do trem e os filmes foram exibidos ali. 
“O propósito era que as pessoas soubessem que esse trabalho incrível era realizado em nossa cidade e na região. Funcionou! No ano seguinte, contamos com parcerias com Pontos MIS, Sesc e da Secretária de Cultura. Este ano, uma parceria importante a ser celebrada é o apoio do Icine, um fórum de cinema no interior que envolve produtores de cerca de 50 cidades”, destaca a idealizadora da mostra.

 

A mostra não é competitiva, pois visa a integração, o mapeamento e identificação dos grupos de cinema atuantes na região. De acordo com ela, a estratégia é utilizar o projeto como instrumento de difusão, reflexão, estímulo e formação de público para um cinema popular, autoral e crítico

SERVIÇO
Confira a programação completa no Facebook: QGFILMESPP e no YouTube: mostracurtanalinha3ªedição


Foto: Cedida - O cinema entrou na vida de Iara Oly em 2017, quando ela ainda estava na faculdade de Artes na Unoeste

 

Mostra exibirá mais de 40 filmes produzidos em várias partes do Brasil, inclusive bem aqui! Prudente tem cinema sim!

 

Publicidade

Veja também