3 municípios são reconhecidos

Na tarde de ontem, o Congresso de Comissões da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou os PLs (projetos de leis) que reconhecem as cidades de Rancharia, Rosana e Santo Expedito como MITs (Municípios de Interesse Turístico)

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 26/10/2017
Horário 12:35
Arquivo, Balneário de Rosana impulsiona turismo local, expõe Prefeitura
Arquivo, Balneário de Rosana impulsiona turismo local, expõe Prefeitura

Na tarde de ontem, o Congresso de Comissões da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou os PLs (projetos de leis) que reconhecem as cidades de Rancharia, Rosana e Santo Expedito como MITs (Municípios de Interesse Turístico). As emendas são de autoria do então deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), e estavam em análise desde 2015. A partir de agora, só falta a aprovação no plenário da casa, “o que deve ocorrer em breve”, conforme expõe. Uma vez classificado, cada município deve receber anualmente cerca de R$ 550 mil, para que possam ser investidos em obras e ações destinadas ao turismo.

Conforme noticiado por este diário, o governo do Estado, em agosto deste ano, já tinha dado sinal verde para realizar a identificação. De acordo com Bragato, foi uma batalha de longo tempo, desde que os projetos tinham sido protocolados na casa de leis. “Um grande incentivo para o Pontal do Paranapanema”, completa. Além dos três municípios, diante das leis sancionadas no dia 31 de maio, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), Martinópolis também recebeu a classificação, em meio aos 20 primeiros municípios nomeados como de interesse turístico.

E quem comemora as boas novas são as próprias administrações municipais de cada local. O chefe do Executivo de Santo Expedito, Ivandeci José Cabral (PMDB), conta que sempre acompanhou o trâmite de perto e que o município cumpre todos os requisitos necessários. “Santo Expedito não poderia passar despercebida, uma vez que é uma cidade atraída nacionalmente por inúmeros fiéis, que simpatizam com o santo que leva o nome do município”, explica.

Ainda de acordo com Ivandeci, a ideia agora é trabalhar ainda mais e unir forças para que o patamar seja maior e melhor. Com isso, o prefeito quer dizer que já pensa em Santo Expedito sendo nomeada como estância turística. “Temos motivos para isso e merecemos. Se acontece, a verba recebida é maior ainda, o que significa mais investimentos para nossa cidade”, pontua.

 

“Santo Expedito não poderia passar despercebida, uma vez que é uma cidade atraída nacionalmente por inúmeros fiéis, que simpatizam com o santo que leva o nome do município”

Ivandeci José Cabral (PMDB),

prefeito

 

Em Rosana, a aplicação do valor, assim que a aprovação se concretizar, já tem destinação certa. O prefeito Silvio Gabriel (PSD) salienta que o munícipio vive praticamente do turismo, devido aos encontros dos rios Paraná e Paranapanema, no balneário, que também impulsiona a pesca. “Tal qualificação é fundamental para o desenvolvimento da cidade, em busca de abrir portas e contribuir para mais empregos”, acrescenta. Assim como o chefe da administração municipal de Santo Expedito, a ambição em se tornar estância turística também existe, e garante que continuará trabalhando para que isso ocorra.

O chefe do Executivo de Rancharia, Alberto Cesar Centeio de Araújo (PSDB), também foi procurado pela reportagem para comentar sobre a decisão. No entanto, ele não foi localizado nos telefones de contato até o fechamento desta matéria.

Publicidade

Veja também