30 escolas participam do 3º Concurso de Desenho

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 13/10/2015
Horário 08:11
 

O 3º Concurso de Desenho O Imparcial na Escola, realizado por este diário em parceria da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), terá a participação de 30 escolas de ensino fundamental da rede municipal de Presidente Prudente. São pequenos na faixa dos 6 aos 10 anos. Ao todo, foram confeccionadas 3,6 mil folhas personalizadas para os desenhos e o tema deste ano é "Brincadeira de Criança". O material já está disponível na sede da pasta para retirada pelas unidades que previamente manifestaram interesse. A entrega foi feita à titular da Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, pelo diretor administrativo do jornal, Deodato da Silva, e o editor-executivo Leandro Nigre, que coordena as ações do programa socioeducativo.

Leandro explica que a inscrição é efetivada com a entrega dos desenhos entre os dias 19 e 30 de outubro, na Coordenadoria de Gestão Pedagógica da Sedcu. O concurso também conta com três categorias: grupo I, com crianças entre o 1º e o 3 º anos; grupo II, 4º e 5º anos; e grupo III, com os alunos de educação especial.

Os vencedores em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria serão premiados com um voucher de Day Use para o Terra Parque Eco Resort, com direito a um acompanhante, e um kit de desenho da ArtGesso São Francisco. Os professores dos primeiros colocados de cada categoria também receberão um voucher de Day Use para o Terra Parque, com direito a um acompanhante.

"No concurso, especificamente, teremos uma riqueza de conteúdo, pois o tema está muito próximo do que a criança faz em seu dia a dia. Basta ela transferir para o papel, com o uso da criatividade. Nos dois primeiros anos, o retorno foi surpreendente e obrigou a comissão julgadora à avaliação minuciosa, pois os detalhes fizeram a diferença na escolha dos vencedores. Não resta dúvidas que teremos o mesmo cenário em 2015", destaca o editor-executivo.

Ondina diz que o concurso enriquece o currículo escolar e estimula a criatividade das crianças. "Muitas brincadeiras de hoje não são as mesmas de algumas décadas, devido aos avanços tecnológicos e o domínio que elas têm destas ferramentas. Mas acredito que as representações artísticas vão mesclar entre as brincadeiras antigas e novas. Vamos nos surpreender", comenta.

De acordo com o regulamento, os trabalhos serão avaliados pela plástica, criatividade e coerência com o tema. Os desenhos escolhidos participarão de uma exposição na sede do jornal e a organização estuda a possibilidade de uma mostra itinerante. A seleção dos desenhos e a divulgação dos vencedores ocorrem em novembro, em data e horário a serem agendados pela organização. A comissão julgadora do concurso é formada pelos organizadores e apoiadores.

 

Na sala de aula


Leandro ainda salienta que semestralmente as escolas enviam os formulários com o balanço das atividades e a pluralidade de formatos é surpreendente. Todo conteúdo é disponibilizado às quartas-feiras, na coluna O Imparcial na Escola, publicada no Caderno2. "O projeto tem caminhado muito bem, os professores o abraçam e se utilizam de sua criatividade para o desenvolvimento das atividades na sala de aula. Com isso, as crianças estão bem envolvidas e o retorno do trabalho é positivo".

 

Saúde na escola


O programa socioeducativo O Imparcial na Escola tem entre suas premissas o fomento da educação e da cidadania. Mais que conduzir 310 exemplares deste diário às 31 escolas da rede municipal, que atendem 10 mil alunos, e atuar diretamente com os educadores para que utilizem o conteúdo de forma interdisciplinar, esta iniciativa está em constante transformação e em busca de parcerias de responsabilidade social. Neste ano, uma nova etapa se iniciou dentro deste projeto com a parceira SMPP (Sociedade de Medicina de Presidente Prudente), que leva palestras à comunidade escolar, mediante solicitação das escolas.
Publicidade

Veja também