36 mil pessoas devem visitar cemitérios de PP

Estimativa é da administração do São João Batista e Campal; movimentação maior já era notada desde o último fim de semana

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 02/11/2016
Horário 08:12
 

Os dois cemitérios municipais de Presidente Prudente devem receber 36 mil visitantes hoje, por conta do feriado de Finados. Segundo Carlos Alberto de Lima, coordenador das necrópoles, serão cerca de 30 mil pessoas no São João Batista, que é mais antigo e possui maior quantidade de jazigos, e 6 mil pessoas deverão no Campal. "As visitas têm aumentado desde sábado e para esta quarta-feira esperamos um número que não foge muito dos anos anteriores", comenta o coordenador.

De acordo com ele, cerca de 14 mil pessoas passaram pelos cemitérios entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. "As pessoas têm se antecipado para evitar a aglomeração da data. Elas preferem dias mais calmos para fazerem suas preces e ficarem um tempo em oração nos jazigos de seus familiares e amigos", explica.

Jornal O Imparcial Movimento nos cemitérios prudentinos aumentou desde sábado, conforme a administração

Na manhã de ontem, por volta das 10h já havia um movimento maior. A aposentada Maria Lúcia Artori, 60 anos, foi acompanhada de sua netinha de 7 anos para visitar os túmulos de seus pais, marido e irmãos, no São João Batista. "Já faço isso há alguns anos. Venho sempre no dia anterior ao feriado para evitar o grande fluxo de pessoas, e aproveitar mais o tempo sem muito movimento. Nesta ano, aproveitei para trazer minha netinha, que ainda não conhecia um cemitério. Faz parte da vida", relata.

Eris Moreira, 70 anos, também aposentado, veio de Presidente Epitácio para fazer uma oração nos jazigos dos pais e dos irmãos. Ele morou em Prudente com seus familiares, mas deixou a cidade há algum tempo. "Prefiro vir antes do dia pelo mesmo motivo dos demais. Evitar o grande movimento e ficar mais tranquilo no túmulo dos meus entes", destaca.

O coordenador dos cemitérios orienta a população a se atentar sobre objetos e plantas que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras doenças. As orientações são as mesmas de todos os anos. Os vasos precisam conter terra e serem furados; e as pessoas sempre devem preferir plantas naturais às artificiais. Também é importante remover os plásticos que envolvem as plantas.

 

Celebrações

Os cemitérios ficarão abertos até às 19h, devido ao horário de verão. Como já informado em O Imparcial, as necrópoles terão sete celebrações de missas. Neste ano, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja realiza cinco celebrações no Cemitério Municipal São João Batista, enquanto a Paróquia São Paulo Apóstolo vem com uma missa a mais do que o de costume, no Campal. Haverá uma missa no horário das 9h e outra às11h. Esta é uma decisão nova, a fim de abrir uma segunda possibilidade para a população que visita o cemitério.

No São João Batista, a primeira solenidade ocorre às 9h, com o bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos e contará com uma homenagem aos militares; às 11h, a segunda missa é ministrada pelo monsenhor Mauro Laércio Magro, da Paróquia São Lucas; já às 13h, quem celebra é o padre Sanderson Vergara, da Paróquia Menino Jesus de Praga; às 15h, a missa é conduzida pelo padre Alex João de Santana, da Paróquia Nossa Senhora das Graças; e para encerrar a programação, o padre Edcarlos Amorim Moreira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, promove a última celebração. Na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, a Santa Missa por Finados será celebrada no horário de praxe, às 19h30.

 
Publicidade

Veja também