38º Festival de Pipas Raul Albieri: últimos detalhes e premiação são definidos em reunião

Vencedores são contemplados com bicicletas e passagens rodoviárias; inscrições seguem abertas em site e no Instagram da Secretaria de Cultura de PP

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 07/08/2025
Horário 13:33
Foto: Mellina Dominato
Patrocinadores e parceiros se reuniram com a organização, nesta quinta-feira, no palco da festa
Patrocinadores e parceiros se reuniram com a organização, nesta quinta-feira, no palco da festa

A Era dos Dinossauros está de volta e vai tomar conta da pista de ciclismo da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) no próximo domingo, dia 17, com a realização do 38º Festival de Pipas Raul Albieri, das 9h às 12h. Detalhes da competição foram definidos na manhã desta quinta-feira, quando patrocinadores se reuniram com a organização, no palco da festa. A premiação também foi decidida: uma bicicleta e uma passagem rodoviária para os vencedores de cada categoria. As inscrições seguem abertas no site https://forms.gle/22iNWgRbLEyxvEVB7 e também na bio do Instagram da Secretaria Municipal de Turismo (@turismoprudente), que realiza o evento em parceria com O Imparcial.

A gerente administrativa do jornal e colaboradora do festival, Vânia Nilva Ferreira, explica que a competição será nas categorias: Temático “Dinossauros” e Maior Pipa. Os primeiros colocados serão contemplados com uma bicicleta, cada, oferecidas pela Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente), além de uma passagem, ida e volta, também para cada vencedor, em um raio de 600 quilômetros, ofertadas pela Empresa Andorinha. Ainda haverá sorteio de vários brindes doados pelos patrocinadores.

Na competição, os participantes terão um prazo de 30 minutos para empinar suas pipas. Após o primeiro aviso, as pipas que permanecerem no ar por cinco minutos terão condições de ser avaliadas e classificadas. Após o segundo aviso, a disputa será na categoria “Maior Pipa”, tendo que alcançar voo para ser avaliada. Após o terceiro toque da sirene, a competição será encerrada, ficando o espaço livre para o lazer. Ainda de acordo com o regulamento, a pipa concorrente na categoria “Maior” deverá conter necessariamente alusão ao tema do festival. 

“O objetivo desse encontro foi estabelecer o local que cada parceiro vai ficar no dia do evento e também para verificar os brindes que serão ofertados por esses patrocinadores. A gente espera um público grande para prestigiar esse 38º Festival de Pipas, em torno de 3 mil pessoas, ou quem sabe, até mais, principalmente por conta do local”, comenta Vânia.

Parceria de longa data
O 38º Festival de Pipas tem o apoio dos patrocinadores: Energisa, Empresa Andorinha, Thor Alimentos, Acipp, PB Lopes-Scânia, Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Sorvetes Barone, Alimentos Wilson, Água Santa Inês, Matsuda Pet, 98 FM, Band FM e Lions Clube. Nesta edição, uma praça de alimentação com food trucks também será montada no evento.

Atrações para chamar a atenção da garotada em relação a um tema de suma importância, que é o uso seguro de energia elétrica, serão levadas ao festival pela Energisa. De acordo com a analista de eficiência energética, Ana Letícia, o caminhão “Nossa Energia” promoverá educação e ações de eficiência energética com palestras sobre consumo consciente, além de dicas de segurança dentro e fora de casa através de experimentos gamificados, bem como a bobina de Tesla, que pode fazer o cabelo arrepiar devido à eletricidade estática que ela produz, a qual pode acender uma lâmpada através do campo magnético gerado pela indução eletromagnética, sem a necessidade de contato direto com a lâmpada, por exemplo.

A concessionária também levará ao evento uma plataforma que simula um choque em uma situação em que uma pipa seria puxada da rede elétrica. Na estrutura, que se iguala aos cabos e postes de energia instalados nas ruas, crianças e adultos poderão sentir os riscos de realizar a prática em locais irregulares. A sensação de um choque simula uma descarga elétrica, já que a plataforma montada começa a tremer.

“A gente sempre fala que as crianças são seres multiplicadores, ou seja, a gente leva informações para elas e elas levam para dentro de casa, sensibilizam os pais também com tudo aquilo que eles aprendem ali naquela palestra que, às vezes, a gente acha que é pouco, mas muda toda uma rotina dentro da residência”, explica Ana Letícia.

A fim de apoiar o evento, a Unoeste participará neste ano com a disponibilização de três tendas, infláveis de comunicação visual e distribuição de brindes aos participantes, entre eles, kits da universidade aos vencedores da competição. “Sempre participamos deste festival, que é muito importante para nós. É um evento tão bacana hoje em dia, neste mundo mais virtual. A gente poder trazer alegria para a criançada e, assim, incentivá-los na parte da educação, trazer a universidade, poder bater um papo pessoalmente, essa troca é muito importante para nós”, comenta Vinícius Ribeiro da Cruz, que atua no marketing e à frente de eventos institucionais e de parcerias.

 

Energisa
Bobina de Tesla pode fazer o cabelo arrepiar devido à eletricidade estática que ela produz

Energisa
Caminhão “Nossa Energia” promoverá ações de eficiência energética com dicas sobre consumo consciente

Mellina Dominato
Patrocinadores e parceiros se reuniram com a organização, nesta quinta-feira, no palco da festa

Publicidade

Veja também