4ª Batatec espera 50 mil visitantes

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 22/07/2023
Horário 04:10
Foto: Francinara Nepomuceno
 Autoridades municipais e legislativas participaram da abertura oficial
Autoridades municipais e legislativas participaram da abertura oficial

Aconteceu na noite de quinta-feira (20), a abertura oficial da 4ª Batatec - Feira Tecnológica da Batata-Doce de Presidente Prudente. Com retorno ao Centro de Eventos IBC -, o evento segue até o próximo domingo, das 10h às 12h. A expectativa de público é de 50 mil pessoas nos quatro dias de feira. Com tantas atrações e expositores presentes, a Batatec oferece uma experiência rica e compartilhada para os visitantes, com oportunidades de aprendizado, experiência e networking. É uma oportunidade para celebrar e incentivar uma cultura agrícola tão significativa para a região, destacando a inovação e o avanço tecnológico na produção e no aproveitamento de uma vocação. A espera é que a feira seja um sucesso, fortalecendo ainda mais a posição de Presidente Prudente como referência na produção de batata-doce.

 

Fotos: Francinara Nepomuceno


Mais de 60 empresas expõem seus stands no IBC


Ademir José Corte, presidente da Associação dos Produtores


Prefeito Ed Thomas agradeceu o empenho dos produtores, da organização do evento


Suelen Mative, prefeita de Caiabu


Lucy Rocha, CEO da Agro LRocha


Jorge Guedes, presidente do Sicredi Rio-Paraná


Guilherme Piai, diretor executivo da Fundação Itesp e representando o governo estadual


O produtor rural Alberto Citolino foi a personalidade homenageada da edição


Professor Raul Guimarães, da Unesp, trouxe novidades sobre pesquisas da batata--doce

 

CAPITAL DA BATATA-DOCE
O presidente da Abrobarpp (Associação de Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente), Ademir José Corte, contou sobre a história da produção do tubérculo na região, iniciada há cerca de 40 anos. “Hoje temos mais de 200 famílias produtoras de batata-doce na região de Presidente Prudente, ultrapassando a faixa de 4.200 hectares plantados anualmente”, citou. “A nossa batata abastece todo o Brasil, países do Mercosul, além de exportar para a Europa”, acrescentou. 

 

NOVA VARIEDADE
Professor Raul Guimarães, da Unesp anunciou o desenvolvimento de uma nova variedade de batata doce: trata-se de uma batata melhorada, com maior concentração de vitamina A. “Estamos com stand com a presença de 25 professores e técnicos de Prudente, Registro, Botucatu e Jaboticabal, os quais fazem parte deste estudo”, frisou.

 

ATRAÇÕES
A edição conta com 60 expositores [20 a mais que em 2022], food park, shows, palestras, capacitações, expositores, maquinários e área kids. A praça de alimentação é organizada pela FEAPP (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), cujo subsídio será revertido a 33 entidades assistenciais do município. Grande parte dos pratos e cervejas artesanais é confeccionada a partir de variedades da batata-doce.

 

Publicidade

Veja também