Sendo esta uma coluna de Nutrição e Atividade Física, creio que 90% dos leitores frequentes sejam pessoas que dão atenção à saúde, procuram por informações sobre alimentação adequada e praticam algum tipo de exercício físico. Os demais leitores são pelo menos interessados, aqueles que estão no estágio contemplativo, ou seja, pensando em deixar o sedentarismo e também adequar a alimentação e outros hábitos.
SEDENTARISMO
É um problema individual e de saúde pública, pois aumenta o risco para 26 doenças crônicas, que são as mais comuns. Se você não tem, certamente alguém de sua família ou amigo já tem: obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, doença cardiovascular etc. Diminuir o comportamento sedentário é um passo significativo. Pode fazer isso levantando mais vezes de sua cadeira, com caminhadas curtas e frequentes no próprio local de trabalho, optando pelas escadas, brincando com seus filhos etc.
DICAS 1 E 2
Engajar-se num treinamento é o segundo passo. Para que tenha sucesso e não desista (1) encaixe “a hora do treinamento” em sua rotina, preferencialmente num horário fixo. Coloque em mente que naquele horário a prioridade é seu treinamento e não substitua por qualquer outra atividade. (2) Procure por um bom professor de Educação Física, seja personal trainer ou aquele que atende todos os alunos na academia. Receber atenção do professor, ser corrigido e direcionado para a evolução é essencial.
DICAS 3 E 4
Treinar em dupla ou em grupo é melhor para a maioria das pessoas. (3) Tenha um companheiro(a) de treino ou faça aulas em grupo. Ter essa parceria estabelece compromisso e fortalece sua sensação de prioridade, disciplina e o hábito da “hora do treinamento”. (4) Experimente diferentes treinamentos sem medo de “passar vergonha”. Faça por 1-2 meses, pelo menos, pois a aula experimental é apenas uma breve degustação. Treinamentos novos requerem adaptação e aprendizagem mínimas, antes de você “começar a gostar e sentir prazer”. Os resultados no seu corpo e humor também começam após 8-12 semanas, então experimente para valer.
35+
Se você passou dos 35 anos, tenha você 40, 50, 60, ..., seu foco deve ser a manutenção da saúde, incluindo a prevenção de doenças e plenitude das funções fisiológicas pelo maior tempo possível. A longevidade com qualidade de vida será uma de suas maiores conquistas, mas você deve investir nisso desde já, aprimorando pelo menos quatro capacidades físicas: aeróbia, força, flexibilidade e equilíbrio. Para o condicionamento físico completo, que desenvolve seis capacidades adicionais, você pode combinar treinamentos ou optar pelo cross trainig (CrossFit).
GUIA OFICIAL
O treinamento também te proporciona benefícios periféricos: melhora do sono, humor, da disposição, controle de ansiedade e estresse, bem-estar, melhor dinâmica cognitiva, diminui necessidade de medicamentos etc. Em razão da importância, o Ministério da Saúde disponibilizou em 2021 o “Guia de Atividade Física para a População Brasileira” (veja em https://bit.ly/guia3af). Para mais indicações envie um direct pelo Instagram.
A longevidade com qualidade de vida será uma de suas maiores conquistas, mas você deve investir nisso desde já, aprimorando quatro capacidades físicas.