4º episódio da série Update Empresarial - Desenvolvimento do processo para o update

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 01/08/2020
Horário 06:03

Você sabia que apenas iniciar o desenvolvimento do processo para inovar, aumenta sua produtividade?  Como? Simplesmente olhando para o objetivo final, depois separar em atividades, quebrar as atividades até descobrir que determinado processo poderia ser mudado.
Vamos a um exemplo: Supermercado, colocando quatro caixas automáticos, onde a pessoa com até 20 itens vai lá direto, pesa frutas e legumes, passa os itens no leitor de código de barras, recebe no visor o valor, coloca o cartão na máquina e pronto. A economia de tempo para o cliente é superior a 20% e, com isso, o mercado tem apenas um funcionário orientando e olhando para quatro caixas.
Vejam, inovação em equipamentos, pessoas e processos. Nos equipamentos, tiveram que pensar em toda a experiência do usuário ao passar no caixa, não foi simplesmente colocar o caixa lá. As pessoas tiveram que ser treinadas para orientar e fiscalizar. Os processos parecem iguais, certo? Errado, não se paga em dinheiro, só cartão. No caixa normal, tem a opção de dinheiro, no automático não, até 20 itens por pessoa, ou seja, há diversas diferenças e, com isso, novos processos.
A dica! Pegue o seu produto ou serviço, teste, use, consuma, veja os defeitos dele, peça para pessoas que não conhecem você testarem e falarem depois o que elas acham. Os elogios você descarta e pegue apenas os dez comentários ruins do seu produto ou serviço. Se não tiver dez, procure outras pessoas, sempre tem coisas a serem melhoradas.
Analise todos os processos que você utiliza no seu trabalho, todos sem exceção, analise um por um para ver se tudo faz sentido, anote e descreva como poderiam ser melhorados todos os processos que você acha que sejam pouco eficientes. 
Agora as pessoas dentro da empresa. Avalie a função de cada uma, anote tudo o que ela faz, busque analisar a formação da pessoa, sonhos, onde mora, com que mora, principais problemas e, principalmente, se ela está feliz na função. 
Com todas essas informações, você conseguirá mapear todos os seus processos iniciais para melhorar o seu produto ou serviço e iniciar a melhoria da produtividade da equipe.
Veja! Não falei que será fácil, barato e rápido, mas será o começo. Uma técnica muito utilizada por várias empresas são reuniões rápidas de 15 minutos por setor, pergunte o que estão fazendo, quem está fazendo, o que está emperrado e como um pode ajudar o outro.
Com tudo isso andando, você notará maior agilidade e descobrirá onde está o “gargalo” de produção, venda e demais métricas que as empresas utilizam para analisar o progresso.
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