40 vigilantes de mobilizam em prol de doação de sangue

Profissionais passaram a manhã no Núcleo de Hemoterapia de Prudente para abastecer os estoques em período de escassez de doadores

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 15/12/2018
Horário 05:43
José Reis - Vigilantes da Unoeste se uniram para doar sangue no Núcleo de Hemoterapia
José Reis - Vigilantes da Unoeste se uniram para doar sangue no Núcleo de Hemoterapia

Ajudar sem olhar a quem. Esse foi o propósito de um grupo de vigilantes da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) que se reuniu nos últimos dois dias no Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente. O objetivo era doar sangue para encher o estoque de bolsas da Santa Casa de Misericórdia da cidade. De acordo com o supervisor de segurança da universidade, Edson Aparecido Torchi Duro, cerca de 40 profissionais tiraram um pouquinho do tempo para participar da ação e, embora seja a primeira vez que a instituição realiza a mobilização, para ele, esse tipo de engajamento pode salvar vidas. E para que a ação obtivesse êxito, revela que foram dois meses de organização em busca de voluntários.

Ainda conforme Edson, a ideia é disseminar a empatia e fazer com que os vigilantes criem o hábito de doar. “Temos vários na nossa equipe que já costumam fazer isso, é isso que queremos mostrar”, diz. Um desses que visita constantemente o núcleo é Thiago Henrique de Oliveira. O vigilante de 36 anos, há seis vai ao local doar sangue. “Faço isso a cada três meses e não tem sensação melhor do que saber que alguém pode ter a vida salva por causa do seu ato, não tem dinheiro que pague”, afirma.

Pegando o exemplo do colega de trabalho, Gabriel Augusto Ferreira e Júlio Farias da Silva, ambos de 37 anos, concordam quando questionados sobre a importância do ato. “Principalmente em fim de ano, festas, o pessoal corre mais riscos de sofrer acidentes e podem precisar. É algo que não custa nada para a gente, mas pode custar a vida de alguém”, comenta Gabriel. O plano é continuar levando a mobilização em frente todos os anos. Ao menos é o que idealiza Júlio. “Quem sabe assim mais pessoas se sintam motivadas”, frisa.

Essa é a expectativa de Vagner França Matheus, trabalhando na Unoeste há sete anos, o vigia revela que nunca doou sangue. O motivo, conforme expõe, é que nunca teve um exemplo ou procurou se inteirar mais sobre o assunto, falta essa que não pretende repetir com a filha de quatro anos. “Espero que ela cresça vendo esse tipo de atitude e a incentive a fazer o bem sempre. Nunca tinha feito e agora não pretendo parar, meus amigos me incentivaram e eu quero incentivar outras pessoas”, ressalta.

Tradição

No HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, os vigilantes também se uniram nos últimos dois dias em prol da doação de sangue. No entanto, segundo o supervisor de segurança da instituição, Antônio de Maia, isso já é uma tradição há quase cinco anos. “Fazemos uma campanha interna a cada 90 dias. A intenção é motivar mesmo. Neste ano fizemos esse desafio para a Unoeste e deu bastante certo”, expõe.

Vigilante há nove anos do hospital, Antônio conta que tudo começou por meio de uma aposta com seu antigo chefe. “Sempre tive medo de agulha. Um dia doei e não senti nada, então, decidi começar a ajudar [risos]. Reuni os amigos da vigilância e começamos”, relembra.

Hoje, de acordo com o supervisor, aproximadamente 70% da equipe de 74 vigilantes participam da ação. Para ele, é gratificante ver que existem pessoas empenhadas em fazer o bem. “É um benefício para você mesmo enquanto ser humano e para as pessoas também”, comenta.

Importância

De acordo com Zenaide Brito Bonfim Correia Martins, agente de captação do Núcleo de Hemoterapia anexo à santa casa, esse tipo de mobilização se faz essencial nesta época do ano. O motivo, conforme explica, é que devido às férias e festas de fim de ano, o número de doadores diminui até 30%. “Graças a essas mobilizações conseguimos manter o estoque, atendemos 45 cidades com as bolsas de sangue, então, não podemos abandonar nas férias”, conta.

Segundo expõe a agente, o necessário para suprir a demanda é de 1.250 bolsas de sangue por mês,  porém, nem sempre isso é alcançado. “Existe muita gente precisando, nossa demanda, por si só, já é muito grande. Então, é preciso que exista conscientização”, ressalta Zenaide.

SERVIÇO

Para doar sangue basta ir ao Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente, localizado ao lado da Santa Casa de Misericórdia. O endereço é Rua Wenceslau Braz, 5, Vila Euclides. O horário de funcionamento é de segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h. Nas quintas-feiras, das 8h às 19h, e aos sábados, das 7h às 11h. Esclarecimento de dúvidas e informações podem ser obtidas no 0800-979-6049. Já o Banco de Sangue do HR funciona todos os dias da semana, das 7h às 17h.

Publicidade

Veja também