48,7 mil alunos voltam às aulas a partir de 2ª

REGIÃO - André Esteves

Data 31/07/2016
Horário 10:33
 

Na região de Presidente Prudente, 48.706 alunos dos ensinos estadual e superior retomam o calendário letivo amanhã. Na rede municipal prudentina, 17.589 alunos de 63 escolas iniciaram o segundo semestre com antecedência, em 18 de julho. O recesso com duração de uma semana, entre 11 e 15 de julho, incomodou pais do município, no entanto, a Seduc (Secretaria Municipal da Educação) explica que o prazo menor foi estabelecido visando ao cumprimento obrigatório de 200 dias letivos e ao encerramento do calendário escolar em 19 de dezembro. "Uma razão que também deve ser levada em consideração são os pontos facultativos em feriados prolongados, sendo que tivemos três no primeiro semestre, que geraram 12 dias de descanso, e há a previsão de mais três para o segundo, que resultarão em 11 dias", esclarece.

Jornal O Imparcial Escolas municipais reiniciaram atividades ainda em julho

Conforme a Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, os 23.406 alunos de 46 escolas da rede estadual recomeçam as atividades no dia 1º de agosto e devem concluir o segundo semestre, no mínimo, em 20 de dezembro. O diretor do Sintee-PP (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Presidente Prudente), Emanuel Cano, por sua vez, comunicou que cada escola da rede privada possui o seu próprio calendário escolar, contudo, todas devem retomar a programação após 30 dias de recesso. O diretor informou que o sindicato não possui o levantamento da quantidade de alunos que integra o ensino particular.

 

Ensino superior


Por meio de nota, a Assessoria de Imprensa do Toledo Prudente Centro Universitário informa que 3,5 mil alunos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharias Civil e de Produção, Gestão Financeira, Marketing, Serviço Social e Sistemas de Informação também voltam nesta segunda-feira. "Ainda na mesma semana, teremos o retorno de mais de 500 alunos para as aulas dos cursos de pós-graduação nas áreas de Direito, Negócios e Serviço Social", aponta. "Como o centro não recebe novas turmas da graduação no segundo semestre, a programação será mantida já cumprindo o cronograma letivo", complementa.

A Assessoria de Imprensa da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por sua vez, declara que são esperados cerca de 18 mil alunos, entre calouros e veteranos, sendo que a primeira semana envolve a recepção aos ingressantes, definida por cada curso de graduação, além de ações coletivas que serão promovidas por meio do Trote do Bem, campanha que visa o acolhimento humanizado. "Vale lembrar que a Unoeste proíbe qualquer prática violenta", ressalta.

Já na Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente), os estudantes veteranos também voltam aos estudos amanhã, enquanto os calouros ingressam no dia 8 de agosto. No total, 2,8 mil alunos devem compor o corpo discente nos últimos seis meses do ano. O Departamento de Marketing da instituição informa que a programação inicial foi definida em reunião durante a semana. Já na Fatec (Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente), mil alunos voltam do recesso, sendo que em 8 de agosto será realizada uma aula magna para recepcionar os estudantes. Na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus prudentino, a greve permanece em andamento.

 
Publicidade

Veja também