4º Encontro Espírita da Usei é realizado neste fim de semana

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 25/05/2016
Horário 11:23
A Usei (União das Sociedades Espíritas Intermunicipal), de Presidente Prudente, realiza nos dias 27, 28 e 29 de maio, o 4º Encontro Espírita na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que segundo o presidente da sociedade, Manuel Egidio Santos Cardoso, neste quarto encontro estarão chamando a atenção para as bases da Doutrina Espírita com o tema "Ciência, Filosofia e Religião para a Paz Mundial". Várias serão as atrações durante os três dias de evento, sendo que no domingo, pelo terceiro ano, o artista plástico Cido Oliveira pinta ao vivo uma tela com motivos de paisagem, qual será sorteada como prêmio de uma rifa que fora vendida em prol da entidade. Toda a comunidade pode participar, independente de religião.

"Nos reunimos mensalmente em diferentes casas espíritas para vibrarmos pela paz mundial, algo tão importante no momento atual. Nosso folder/outdoor tem como fundo o cosmo exatamente dando a ideia da totalidade do nosso criador", expõe o presidente.

De acordo com Manuel, o encontro promove a confraternização das casas espíritas existentes na cidade e entre palestras e apresentações musicais, o espiritismo é difundido filosófico, científico e religiosamente. "Nosso desejo é ter as instituições reunidas para juntos realizarmos trabalhos que por sua natureza, não possam ser feitos individualmente. É bom podermos trocar experiências uns com os outros. Convidamos todas as pessoas que tenham curiosidade em conhecer e vivenciar esse resgate à doutrina religiosa do espiritismo", convida o presidente.

 

União das Sociedades Espíritas


Em razão do crescimento do movimento espírita no Estado de São Paulo, a USE foi criada em 5 de junho de 1947 e se estrutura em órgãos, objetivando viabilizar a unificação do movimento em todas as regiões estaduais.

De acordo com o presidente, na capital, os centros espíritas se reúnem em torno das USEs Distritais, com o nome do bairro predominante. No interior, as USEs Intermunicipais reúnem centros espíritas de cidades circunvizinhas, como é o caso de Prudente. Já as USEs Municipais reúnem centros espíritas de uma mesma cidade (composta, no mínimo de três centros espíritas).

Na ocasião da fundação, quatro instituições espíritas se destacavam na capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo. As quatro lançaram o manifesto Proclamação Aos Espíritas, conclamando a união.

A USE Prudente é uma entidade que representa o movimento espírita regional buscando a união das casas espíritas e é administrada por uma diretoria. Atualmente abrange 18 casas espíritas da cidade somadas a outras seis, em Martinópolis, Regente Feijó, Indiana e Pirapozinho.

Ela foi oficializada na data de 24 de setembro de 1998. O atual presidente, como já mencionado, é Manuel Egidio Santos Cardoso, que é dirigente espírita do Centro Espírita Amor e Caridade, de Pirapozinho.

 

Serviço

AOS INTERESSADOS


Para participar, basta fazer a inscrição, antecipada, pelo site http://www.useipresidenteprudente.com. O valor é de R$ 10, que deverá ser pago no dia do evento.

 

CRONOGRAMA

SEXTA-FEIRA

18h - Recepção (entrega do material)

19h45 – Abertura oficial do evento pelo presidente com o tema "Ciência, Filosofia E Religião Para A Paz Mundial".

20h - Apresentação musical com Elizabete Lacerda (Brasília - DF).

20h30 – Palestra: "A paz a partir da renovação", com Dra. Deusa Samú

21h45h - Encerramento com a Dra. Maria Assunção.

 

SÁBADO


8h30h – Abertura com o presidente da USE com o tema e prece por Celeste dos Santos Rocha

8h45h - Palestra musicada: "Evangelizando e Cantando", com Elizabete Lacerda e Alex José Gonçalves (Brasília-DF).

10h (intervalo)

10h30 - Palestra: "Cultura de paz e espiritualidade" com Clóvis Souza Nunes

12h - Almoço

14h - Apresentação musical com Andréa Bien de São Paulo.

14h30 - Palestra: "A paz é possível!" com Dr. Izaias Claro

15h45 - Intervalo

16h15 - Apresentação musicalcom Elizabete Lacerda, de Brasília-DF.

16:45 - Palestra: "A paz que começa na família" com a Dra. Deusa Samú.

18h - Jantar

20h - Apresentação musical com Andréa Bien, de São Paulo.

20h30 - Palestra: "Saúde mental à Luz do Evangelho" com Carlos Bacelli

21h45 - Prece de encerramento com Dário Bonfim

 

DOMINGO


8h30 - Prece de abertura com Ariovaldo Campos

8h40 - Apresentação musical com Andréa Bien, de São Paulo.

8h55 - Palestra "Um Mundo Espiritual Chamado Terra" com Carlos Bacelli

10h - Intervalo

10h30 - Apresentação musical com Elizabete Lacerda, de Brasília-DF.

10h45 – Palestra "Educação Pela Paz – Mudando Consciências para mudar o mundo" com Clóvis Souza Nunes

12h - Encerramento com Dr. Izaias Claro.

 
Publicidade

Veja também