5 conselhos do papa aos pais

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 13/08/2023
Horário 05:00

O papa Francisco pediu aos pais que imitassem a família de Nazaré: “sejam para os seus filhos como São José: guardiães do seu crescimento em idade, sabedoria e graça”. Guardiães do seu caminho, educadores. Caminhem com eles, e com esta proximidade serão verdadeiros educadores. A missão educativa dos pais exige deles compreensão, prudência, saber ensinar e, sobretudo, saber amar. Das Catequeses sobre a Família, seguem cinco conselhos do papa Francisco: um pai deve querer os filhos sábios e inteligentes; um pai deve estar sempre presente, próximo à esposa e aos seus filhos; um pai presente não é o mesmo que um pai controlador; um bom pai sabe esperar e sabe perdoar do fundo do coração e sabe corrigir com firmeza; um pai bom é um pai paciente.
“Não se poderia expressar melhor o orgulho e a emoção de um pai que reconhece que transmitiu ao seu filho aquilo que realmente conta na vida, ou seja, um coração sábio”. “Serei feliz cada vez que te vir agir com sabedoria e comover-me-ei todas as vezes que te ouvir falar com retidão. Foi isto que desejei deixar-te, para que se tornasse algo teu: a atitude de ouvir e agir, de falar e julgar com sabedoria e retidão. E para que pudesses ser assim, ensinei-te coisas que não sabias, corrigi erros que não vias. Fiz-te sentir um afago profundo e, ao mesmo tempo discreto, que talvez não tenhas reconhecido plenamente quando eras jovem e incerto”.
“Que se encontre próximo da esposa, para compartilhar tudo, alegrias e dores, dificuldades e esperanças. E que esteja perto dos filhos no seu crescimento: quando brincam e quando se aplicam, quando estão descontraídos e quando se sentem angustiados, quando se exprimem e quando permanecem calados, quando ousam e quando têm medo, quando dão um passo errado e quando voltam a encontrar o caminho; pai presente, sempre”. “Estar presente não significa ser controlador, porque os pais demasiado controladores anulam os filhos e não os deixam crescer”. 
“O pai que sabe corrigir sem humilhar é o mesmo que sabe proteger sem se poupar”. “Os filhos têm necessidade de encontrar um pai que os espera quando voltam dos seus fracassos. Farão de tudo para não o admitir, para não o revelar, mas precisam dele; quando não o encontram, abrem-se-lhes feridas difíceis de cicatrizar”. “Quanta dignidade e ternura na expectativa daquele pai que está à porta de casa, à espera do regresso do filho! Os pais devem ser pacientes. Muitas vezes nada se pode fazer, a não ser esperar; rezar e esperar com paciência, doçura, generosidade e misericórdia”.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também