5 informações sobre ERO e antioxidantes

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Terapias ortomolecular ou antioxidante, que combatem as Espécies Reativas de O2 - ERO, existem na forma de serviços oferecidos por profissionais de saúde e de produtos, principalmente cosméticos e suplementos, disponíveis em grande variedade nas farmácias e lojas especializadas. Você já ouviu sobre os benefícios dessas terapias e produtos e, provavelmente, já usou para melhorar a pele e desacelerar o envelhecimento, mas será que eles são necessários?

1 METABOLISMO

 Reações químicas de oxidação e redução (lembra da Química?) são absolutamente essenciais para a vida, porém algumas resultam em moléculas de O2 (e nitrogênio) que ficam num “estado reativo”, que são denominadas de ERO ou Radicais Livres. Essas moléculas provovam o estresse oxidativo, pois reagem com outras moléculas estruturais e reguladoras das células e podem causar desequilíbrios, aterações de função e doenças. Rugas, envelhecimento precoce, oxidação da LDL colesterol, doenças cardiovasculares e câncer são exemplos.

2 FONTE DE ERO

 O principal local de produção de ERO é a mitocôndria, onde o O2 é utilizado para produção da energia que todas as células precisam. No processo, pequena proporção (2-5%) do O2 é transformado em ERO, que podem causar prejuízos se não forem neutralizados pelos antioxidantes (ANTOX). Os músculos, quando ativos, produzem a mesma proporção de ERO, porém como usam bastante O2, a quantidade absoluta produzida é bem maior do que em outras células.

3 ANTOX ENDÓGENOS

Uma das possibilidades de neutralização dos ERO são enzimas ANTOX produzidas nas próprias células: superóxido de dismutase, glutationa peroxidase e catalase. Essas enzimas são oxidadas pelos ERO, poupando outras moléculas da oxidação. Uma das adaptações provocadas pelo treinamento é o aumento proporcional da produção das enzimas antioxidantes.

4 ANTOX EXÓGENOS

Os ANTOX que devemos consumir são as vitaminas C e E, que também se deixam oxidar pelos ERO, e os minerais selênio, cobre, zinco e manganês, que fazem parte das enzimas mencionadas acima. Os ANTOX exógenos completam a ação dos endógenos, diminuindo a possibilidade de prejuízos causados pelos ERO.

5 ALIMENTOS FUNCIONAIS

São aqueles que possuem compostos bioativos, não classificados como nutrientes, mas também com efeitos de diminuição do estresse oxidativo, do grau de inflamação sistêmica e do risco de doenças cardiovasculares. Os compostos ANTOX são os polifenóis (resveratrol, antocianinas e catequinas) presentes no vinho tinto e suco de uva, os flavonoides do suco de laranja e das frutas vermelhas, carotenoides dos vegetais alaranjados, e o licopeno do tomate, caqui e outros vegetais igualmente vermelhos. O consumo diário abundante destes e outros vegetais, de ácidos graxos monoinsaturados (azeite) e poliinsaturados (ômegas 3 e 6 das castanhas e peixes) estão entre as características da Dieta Mediterrânea, estritamente relacionada com saúde e longevidade.

Uma das adaptações provocadas pelo treinamento é o aumento proporcional da produção das enzimas antioxidantes.  

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também